sexta-feira, 10 de março de 1995

TRAVESSIA PETRÓPOLIS X TERESÓPOLIS VIA VALE DA TAPERA - RJ






Quando se fala em travessia entre Petrópolis e Teresópolis, a primeira que vem a cabeça é a mais famosa do Brasil, cortando as altitudes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, passando por inúmeros e belos vales e por imponentes montanhas e pedras como a do Castelos do Açu e do Sino. Mas, além desse trajeto com quase 40 quilômetros, existe outras alternativas de caminhada entre os dois municípios. Uma delas é uma que tem início no Vale do Cuiabá, em Petrópolis e término na cidade vizinha, no bairro da Posse, em Teresópolis. Além de poder admirar toda a beleza da região, suas montanhas e natureza exuberante, pode-se incluir na aventura a caminhada até o cume da Pedra do Cantagalo e da Tapera.
Com o objetivo de realizar esta travessia, Eu, Herbert e outros amigos saímos do Rio de Janeiro e subimos a Serra com destino a Petrópolis, precisamente para a Estrada que liga Itaipava a Teresópolis, onde iniciamos a trilha próximo a curva da Ferradura, já com uma altitude de 1320 metros. Desse ponto já visualizamos a imponente Pedra do Cantagalo com 1.785 metros de altitude, e após aproximadamente 2 km chegamos a um vilarejo conhecido como Tapera, que faz parte do bairro Vale da Boa Esperança. O que chama a atenção nessa região é a simplicidade de seus moradores, várias casinhas de pau-a-pique, água captada nas nascentes e em algumas delas não há sequer energia elétrica, apesar da proximidade com duas cidades e tendo como vizinho um grande condomínio. Bastante atenciosos, os moradores nunca deixam de cumprimentar os caminhantes e informar o caminho correto: à esquerda de um castigado campinho de futebol e depois a trilha da direita. Pegamos uma subida de aproximadamente 3km até a base do Cantagalo, é a parte mais cansativa da trilha, não fomos até o cume, porém dava pra ver algumas das principais montanhas da região serrana, como Maria Comprida, Alcobaça e a Pedra da Tapera, ou Carneiro como também é conhecida. Passamos por um local com árvores de médio porte e de muitas bromélias, apresentando uma natureza bem preservada e chegamos a uma parte da trilha conhecida como 7 torres, e depois uma grande descida até o centrinho do Bairro da Posse já em Teresópolis 
Para quem gosta de caminhar, essa travessia é muito bonita, mesmo sem ir ao cume do Cantagalo. Indo ao Cantagalo são 16 quilômetros no total, sendo classificada como pesada, passando direto e descendo pelas torres, são 12 quilômetros, sendo considerada uma caminhada semi-pesada.