domingo, 11 de novembro de 2001

PEDRA DO JURITI - PETRÓPOLIS/RJ





Após quase um mês sem caminhadas, fui conhecer a Pedra do Juriti na companhia de alguns amigos. A Pedra do Juriti é uma montanha de 1.513m situada em Petrópolis. Fica bem depois de Itaipava, numa bonita região rural chamada Brejal, com acesso pelo bairro da Posse. Nossa intenção inicial era conquistar o Monte de Milho que fica bem próximo, porém o tempo não ajudou e partimos para a Pedra do Juriti.
Deixamos os carros em uma bela estradinha de terra batida, ladeada por araucárias, com o interessante nome de Estrada do Passa Pouco, bem frente à uma porteira, onde começa o início da trilha. Neste ponto já estávamos a mais de 1000 metros de altitude e logo pegamos a trilha com um pequeno trecho íngreme de aproximadamente 400 m de vegetação rasteira, até a chegada a um platô, de onde foi possível vislumbrar grande parte da trilha onde passaríamos sobre uma estreita e extensa crista da montanha. A paisagem rural dessa região do Brejal é fantástica e dá um charme a mais a essa caminhada. Realmente é muito bonito esse visual.
Chegamos depois de percorrer toda esta crista ao topo de uma montanha que pensávamos ser o cume da Pedra do Juriti, puro engano. Continuando alcançamos outra crista, essa ainda mais estreita, porém menor que a primeira. A partir deste ponto a trilha ficou um pouco indefinida, pois a vegetação bem fechada impedia que visualizássemos o caminho correto, porém conseguimos encontrá-la e prosseguimos até uma grande laje de pedra, bem na base para a subida do cume. Deste ponto para o cume enfrentamos uma pequena subida "escalaminhando" pela rocha. Do alto da Pedra do Juriti contemplamos toda a beleza da região, com uma
visão privilegiada de grande parte das montanhas de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo, destacando a pedra da Jacuba Maior e Pedra do Taquaril.


Na volta após a descida, aproveitamos o restinho do tempo para conhecer melhor o “Centrinho” de Brejal, onde nos deliciamos com um ótimo almoço.













sábado, 1 de setembro de 2001

TRAVESSIA PETRÓPOLIS X TERESÓPOLIS / Via Vale do Bonfim


















A travessia entre as  cidades de Petrópolis e Teresópolis pela Serra dos
Órgãos, é um dos mais  belo e  tradicional trekking fluminense. Esse, fez 
parte da conclusão do curso básico de escalada que fizemos. A travessia
foi realizada em três dias  no inicio  de  setembro, e o nosso grupo era 
composto por 15 pessoas, entre elas Camila e Juliana, sobrinha e filha
que experimentavam pela primeira vez uma  caminhada longa. Saímos
no início da noite da cidade  do Rio de Janeiro  em uma  Van, que nos
levou até a entrada do Parque no Vale do Bonfim em Corrêas, distrito
de Petrópolis.


Ver mais fotos e relatório na íntegra dessa aventura no site: http://toperambulando.com.br/