Em abril de 2002 encontrei com alguns amigos do CEB(Centro Excursionista Brasileiro) na Casa do Alemão em Petrópolis e nos dirigimos ao Terminal de ônibus em Corrêas, onde deixamos nossos carros e pegamos um busão para o distrito de Araras para realizarmos a bela travessia Araras x Secretário. Com 15 km de extensão essa Travessia é realizada entre 4 e 6 horas e é considerada uma caminhada leve superior. Na verdade, essa travessia é parte do caminho mais antigo de Petrópolis, o trecho do Caminho do Ouro conhecido como Atalho do Proença, aberto pelos bandeirantes para chegar as Minas Gerais. Para quem curte história, ainda é possível perceber em certos trechos da trilha um calçamento bem rústico feito de pedras.
A travessia se inicia no Distrito de Araras, em Petrópolis, e é só descer do ônibus no centrinho e pegar a Estrada das Perobas que fica em frente a uma bela igrejinha. Dali, encaramos 1 hora aproximada de subida em uma estrada de paralelepípedos até o começo da trilha, onde nos deparamos com várias torres de energia elétrica. Na trilha, passamos por dentro de um vale entre o Morro da Mensagem e o João Grande, onde o caminho começava a ficar cada vez mais pitoresco até entrar definitivamente na mata fechada da serra, onde surgem resquícios do caminho do ouro, com trechos de estrada de pedras. Sempre subindo, passamos por mirantes, com belos visuais, subimos também o cume do Morro da Mensagem e paramos para lanchar numa pedra que é o ponto mais alto da trilha, com 1189 metros de altitude, e deste lugar se obtêm uma linda vista de boa parte do Distrito de Secretário. Depois de muitas fotos realizamos uma longa descida, e nesse ponto da caminhada, o clima de interior é muito legal, alguns sítios, gado no pasto, uma variedade multicolorida de pássaros livres nas árvores e arbustos e muita gente simples fazendo com que a gente tenha aquela sensação de que realmente estamos na roça. A Maria Comprida, a grande montanha de Araras, nos acompanha imponente por quase todo esse trajeto embelezando o cenário. Passamos também por grandes pedras de formatos interessantes.
Já em Secretário, cansados ainda andamos um bom pedaço até o ponto de ônibus. O ônibus saiu ao lado da Cervejaria Itaipava e nos deixou no Terminal de Corrêas, onde havíamos estacionado nosso carro. Voltamos para casa cansados e felizes. A Travessia Araras Secretário pode ser bastante interessante ser feita em dias mais quentes, principalmente no verão, pois quase no final da caminhada você pode se refrescar, foi o que fizemos, nas águas geladas da Cachoeira da Rocinha, em Secretário, que possui também um grande escorrega para os mais aventureiros.
DICAS
Tenha muito cuidado enquanto estiver andando pelas ruas de terra de Secretário, pois os carros lá “voam” e bom não ficar distraído. Procure caminhar no cantinho da estrada.