sábado, 23 de outubro de 2010

VOO DE PARAPENTE EM SAMPAIO CORREA - RJ





Fugindo das trilhas nas montanhas, trilhamos desta vez pelo ar. Nossa aventura aconteceu num belo domingo de céu totalmente azul. Saímos de casa as 7:00 horas da manhã. Eu, minha filha Juliana, Herbert, Camila(filha do Herbert) e Rafael(namorado da Juliana), com destino Saquarema, município situado na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, onde fica situado a Associação de Vôo Livre de Sampaio Corrêa (AVLSC), fundada em 13 de abril de 2007.

Atravessamos a Ponte Rio-Niterói e encontramos o Walmir, amigo que trabalha com o Herbert, que é praticante de vôo livre, e que nos conduziu até a sede da Associação.
Chegando ao local, fomos recepcionados calorosamente pela galera que sempre utiliza esse reduto como fuga, pois quando estão voando os problemas ficam pequeninos lá embaixo e lá em cima só o silêncio e uma solidãozinha especial que fascina todo mundo neste momento de intimidade total. Não tem nada, absolutamente nada por perto, a distância reina absoluta, o chão está a centenas, e às vezes milhares de metros de distância, pode gritar, cantar, falar sozinho, e falar com Deus. Em vôo duplo também é possível sentir todas essas sensações, apesar de não estar sozinho.

Ver fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/























Vídeos








segunda-feira, 24 de maio de 2010

PEDRA DO SINO - TERESÓPOLIS - RJ





Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na região serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. São protegidos florestas de encosta e campos de altitude entre 80m e os 2.275m da Pedra do Sino, ponto culminante da Serra dos Órgãos. A grande e brusca variação de altitude criou ambientes únicos e grande diversidade biológica. O parque protege mais de 462 espécies de aves, 105 de mamíferos e um grande número de espécies
endêmicas, que só ocorrem nesta região. Devido a estes fatores, torno-se um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 130 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com aproximadamente 40 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas, além da trilha da Pedra do Sino. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.
Nossa aventura aconteceu no dia 24/05/2010, e contou com a presença dos amigos Herbert(companheiro de várias jornadas), Dieguito e Biel, meu filho mais novo, e eu(Valdir). Saímos bem cedo em direção a Teresópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro onde fica o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Chegamos na portaria do parque por volta das 09:00 da manhã, compramos nossos ingressos e preenchemos um formulário com os dados de contato de cada integrante do grupo, além de assinar um termo de responsabilidade. Para esta trilha não existe a necessidade de contratar um guia profissional, mas é sempre recomendável contar com a presença de alguém no grupo que conheça o caminho e que tenha experiência neste tipo de atividade. Deixamos nosso carro no estacionamento do Abrigo Paquequer, pois não é mais permitido estacionar próximo a Barragem Beija-flor. Da portaria do parque até este estacionamento existe uma subida com quase 3 Km de extensão. Se você não for de carro, prepare-se para encarar mais essa subidinha.
A Pedra do Sino, com 2.275 metros de altitude, é ........

Ver relatório na íntegra da subida da Pedra do Sino no site: http://toperambulando.com.br/