quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MORRO DO TELÉGRAFO - RJ

Pela segunda vez neste ano nos aventuramos pelas bandas de Barra de Guaratiba, para realizarmos a linda trilha do Morro do Telégrafo. Onde ficamos deslumbramos com cenas paradisíacas de tirar o folego e totalmente envolvidos com a natureza. Quer viver esta emoção também, então vamos que vamos. O grupo pequeno, porém muito animado, formado por apenas 7 pessoas (Leleu, Marcos, Mirian, Ethel, Anderson, liane e eu. O dia estava ensolarado, claro e limpo, e a temperatura alta, e com estas condições climáticas, iniciamos a caminhada às 9:30h próximo a ponte velha que da acesso a Restinga da Marambaia e após subir uma escadaria atingimos o Caminho da Bica,. Seguimos à esquerda da rua sempre subindo através de becos e escadas, até encontrarmos a trilha principal. Continuando à direita até chegarmos a uma bifurcação onde
uma placa indica à direita a direção das praias e esquerda o Morro do Telegrafo. Seguimos a esquerda e logo atingimos o primeiro mirante, com privilegiada visão de toda Restinga de Marambaia com seus 42 km de praias administradas pelo Exército, abrangendo os municípios de Itaguaí, Rio de Janeiro e Mangaratiba. O local foi palco de cidades cenográficas de novelas como, Da Cor do Pecado, a novela brasileira mais vendida para o exterior, e Kubanacan, representando o Caribe e que também foi utilizada durante o Século XIX como ponto de desembarque de escravos traficados. De acesso restrito é utilizada atualmente para exercícios militares e experimentos de armamentos. Observamos também toda a Baixada de Sepetiba, e toda Reserva Biológica e Arquelógica de Guaratiba. Prosseguindo
chegamos ao 2º mirante, onde uma escadinha de madeira nos levou ao topo de uma enorme pedra, com uma ampla vista de toda Restinga da Marambaia, da Baía de Sepetiba, da Ilha Grande e também das montanhas da Serra do Mar, e do outro lado das Praias selvagens(Praia do Inferno, Funda, do Meio, Perigoso e Búzios), Grumari, Recreio dos Bandeirantes, Praia do Pontal, do Maciço do Parque Estadual da Pedra Branca, do Maciço da Tijuca e bem ao fundo a bela Pedra da Gávea, além é claro de um marzão azulado com vários barcos de pescadores e suas ilhotas, com destaque para as Ilhas das Peças, das Palmas e Rasa. Melhor que isto tudo só mesmo a exclusividade do grupo estar sozinho neste lugar paradisíaco. Logo ali pertinho está a Pedra do Morro do Telégrafo, marco natural do Parque Estadual da Pedra Branca e ponto culminante do Morro de Guaratiba com 354 metros de altitude. Na base da pedra outro mirante de onde observamos a bela Pedra da Tartaruga, com diversas pessoas fazendo rapel de sua cabeça. Então
resolvemos conhecer outro mirante mais abaixo. Uma enorme pedra pontiaguda onde todos subiram e bateram muitas fotos e de onde também descortina-se um lindo cenário. Ficamos ali contemplando as lindas paisagens e depois nos dirigimos ao Mirante da Mantiqueira, através de uma curta trilha por dentro de uma mata fechada que em 15 minutos alcançamos nosso objetivo. Também com uma privilegiada visão, ficamos ali um bom tempo nos deleitando com os belos visuais e jogando conversa por um bom tempo. Alguns marcantes fatos e "causos" ligados ao lugar foram relatados, entre eles o de o morro abrigar durante a II Guerra Mundial (1939-1945) um destacamento militar, para observação de submarinos alemães que estivessem circulando naquelas águas para prevenção de possíveis ataques dos U-boats alemães às embarcações brasileiras. Como as informações eram transmitidas via rádio por meio de um gerador, o mirante acabou ficando conhecido pela população como Pedra do Telégrafo. Após o lanche e muitas fotografias iniciamos a descida. Finalizando, podemos afirmar que o morro do Telégrafo e o Mirante da Mantiqueira apresentam quatro mirantes, cada um apresentando vistas de ângulos diferente realmente de" tirar o chapéu". Ao término da caminhada, a pedida é ir a um dos diversos restaurantes de frutos do mar da região e saborear uma apetitosa refeição.
Outro atrativo do local é conferir cinco praias cariocas praticamente desertas, localizadas entre Grumari e Barra de Guaratiba, acessíveis apenas por trilha ou pelo mar: Búzios, Perigoso, Meio, Funda e Inferno. 

DICAS
o curioso Morro do Telégrafo, de onde temos uma vista incrível das praias selvagens e de toda Restinga de Marambaia, é uma caminhada de nível Moderada, com duração de Aproximadamente 1:30 horas de subida.
- Como chegar:
ÔNIBUS: Utilizar o transporte BRT até a estação Ilha de Guaratiba. Depois pegar o alimentador BRT ou o ônibus 867 em direção a Barra de Guaratiba. Observação, comprar somente o bilhete único, que pode ser adquirido em qualquer estação BRT.












  


















  








  




segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO - RN





As 05:00 horas da manhã levantamos e nos dirigimos a Praia do Maceió, afim de contemplar o nascer do astro-rei. Realmente é um espetáculo à parte, lindo, vale muito. Após inúmeras fotos, resolvi realizar uma caminhada a partir da Praia do Maceió, que de acordo com depoimento dos moradores locais, maceiós, foram pequenas lagoas que eram formadas pelas águas do mar nas grandes marés. Segundo ainda os locais, hoje esse fenômeno já não acontece mais, pois a duna que se formou no local impede a entrada da água do mar. O nome desta praia prova que esse fenômeno existiu um dia. Seguindo na direção sul pela areia, primeira praia, Praia da Xêpa, que possui este nome, devido a instalação em 1943, época da Segunda Guerra Mundial, de tropas do exército brasileiro na vila para defender nossa orla. As refeições que sobravam eram distribuídas na praia e era chamada “hora da xêpa”. Os alimentos eram fartos e sempre era doado uma parte à população. É a praia mais central e mais badalada. Tem um espaço turístico com quadra de futebol e um amplo espaço onde são comemoradas todas as festas da cidade, inclusive a festa de São Miguel, padroeiro da cidade, comemorada em um dos dia que estávamos na cidade. Não tem pedras e é ideal para tomar um bom banho de mar. Continuando a caminhada pela areia, cheguei a Praia do Cardeiro, nome dado devido a um pé de Cardeiro que aqui apareceu após um período de avanço do mar e finalmente Praia da Ponta do Santo Cristo, que diz a lenda que em 1501 após fincar o marco do descobrimento na Praia do Marco, a expedição de Gaspar de Lemos navegava sul quando passou por esta ponta e avistou um grupo indigena. Resolveram então ancorar e desembarcar, pois, pelos acenos feitos pelos índios, supunham que estes fossem civilizados. Foram então pegos de surpresa quando chegaram na praia e os índios os atacaram aprisionando o padre que fazia parte da expedição. O padre foi morto e depois devorado bem em frente do restante da tripulação que fugia sob forte ataque dos índios. Algum tempo depois o crucifixo do padre foi encontrado e daí veio o nome de Ponta de Santo Cristo. Hoje, o lugar nos faz lembrar apenas paz, tranqüilidade, provando que é Gostoso demais. Deste ponto retornei pelas mesmas praias, seguindo até o final na direção norte, quase até a Praia de Tourinhos. É muito gostoso caminhar por horas e quilômetros nas areias da praia de São Miguel do Gostoso – RN, vendo o sol nascer e não encontrar ninguém. Realmente o lugar é muito gostoso, é gostoso demais, e isto não tem preço.
Considerações Finais:
São Miguel do Gostoso firma-se como um dos principais litorais do Rio Grande do Norte. Empreendedores locais e estrangeiros vêm transformando a vila em um importante centro turístico, sendo elogiado pela beleza da paisagem e o sossego do lugar. “Aqui se faz gostoso” é o lema da cidade e seus moradores fazem questão de honrá-lo caprichando no serviço de atendimento aos visitantes com máxima gentileza e educação. A cada dia, consolida-se na visão especializada como um dos mais novos points turísticos do Nordeste. Com um perfil definido de turismo de lazer, sem o agito e voltado para os esportes náuticos, a Revista Veja escolheu esta praia como o melhor "Novo Destino" do litoral norte baseado nas belezas do local, no fluxo de investimentos e nas taxas de crescimento do movimento de turistas. Um dos litorais mais interessantes é a Praia de Tourinhos, que "poderia figurar tranquilamente na lista das praias mais belas do Brasil". Uma enseada de águas claras e mornas, praticamente deserta, com uma duna gigante que se petrificou há cerca de 2000 anos e se transformou num morro com cerca de 8 metros de altura, com vista deslumbrante. São Miguel do Gostoso é um lugar limpo, tranquilo e seguro; ideal para descansar e fugir do estresse urbano. Seu litoral se alinha paralelamente à linha do Equador e a posição geográfica favoreceu o desenho de suas praias. Uma temperatura média de 26 graus e lindas praias que convidam à descontração, ao banho de mar e aos prazeres da vida em cenário belo, rústico e aconchegante, onde a beira-mar é pontuada não só por dunas, mas também por pousadas e restaurantes charmosos.
Esta viagem tão cedo não sairá de nossas memórias. Não sei dizer se foi melhor o litoral norte ou o sul, porém seguramente ambos foram muitos marcantes. Como esquecer as dunas com inúmeros cataventos gigantes, o sol nascendo e se pondo nas praias, os passeios de buggys nas dunas. Apesar de ter valido a pena conhecer o litoral  sul e norte de São Miguel do Gostoso, achamos que deveríamos ter ficado mais um dia no povoado, visto que há muita coisa para ser vista por lá. Ficou nítida a sensação de que precisávamos de mais tempo. Depois de ter conhecido João Pessoa, Pipa e Natal, agora consigo entender o porquê das pessoas se apaixonarem tanto por “Gostoso”. O passeio é uma aventura constante em contato com uma natureza ainda selvagem, paisagens paradisíacas, pessoas simpáticas e muito sol, mais muito sol mesmo! Esta é a hora do Gostoso! Visite São Miguel do Gostoso e você definitivamente terá algumas estórias para contar para seus amigos.













DICAS
1- Associação de Bugueiros de São Miguel do Gostoso - Complemente a tranquilidade de sua estadia na cidade curtindo os passeios oferecidos pela Associação.
Tel: (84) 9497-0263/8124-2070/9155-9584             E-mail: lucbuggy@hotmail.com

2- KZ TRANSFER - Se você está procurando transporte de Natal para São Miguel do Gostoso, ou vice-versa, ou ainda qualquer outra rota.  Atualmente trabalha em parceria com todas as pousadas de Gostoso.
Tel: 55 84 9171 1228    ou 55 84 9973 3320, ou 55 11 9135 1187, ou Cel: 9973 3320
3- Passeio de buggy
- Sentido litoral norte, o passeio de buggy vai de São Miguel do Gostoso até Galinhos, dura aproximada 08 horas e custa R$ 300,00 para até 4 pessoas.
- Sentido litoral sul, o passeio de buggy vai de São Miguel do Gostoso até Maracajú, dura aproximada 08 horas e custa R$ 300,00 para até 4 pessoas.
4- Padaria Pão Gostoso- lanches e deliciosos. sucos naturais, hambúrgueres, salgados, bolos.... e agora, sopas! Excelentes preços. Vale muito o custo/benefício. Av dos Arrecifes 1463 – Centro Tel: 55-84-3263-4257 e 9182-6400
5- Pousada Mirante do Mar
6- Cachaçaria e Restaurante Urca do Tubarão. RN 221 Km 8 - Rua Urca do Tubarão 8122 - São José 
Tel: 55-84-3693-2090  www.urcadotubarao.com.br