quarta-feira, 9 de agosto de 2017

MIRANTES DO SACOPÃ E DO MORRO DO URUBU - RJ

Parque Natural da Catacumba, parte linda da Transcarioca

Muita gente não sabe, mas o Parque da Catacumba ocupa uma região onde estava localizada a Favela da Catacumba, que foi removida dali durante a década de 70, criando assim o parque com reflorestamento de espécies da mata atlântica. Por meio de placas de sinalização interpretativa ao
longo da trilha, o visitante poderá ver como foi o trabalho de reflorestamento deste parque, para recuperar o morro que antes era tomado por casas e também poder entender um pouco da história dessa favela e até mesmo observar objetos de época, que ainda são encontrados no caminho. Uma outra curiosidade fica por conta do nome catacumba, que existe por conta de um cemitério indígena que teria existido na região, mas que nunca foi encontrado vestígios.
O Parque Natural Municipal da Catacumba é uma pequena unidade de conservação ambiental que fica às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Esse belo espaço reserva diversas atividades que pode ser realizada pelos mais aventureiros ou até por quem deseja apenas relaxar.
O parque nos presenteia com uma linda trilha, e ainda oferece espetaculares mirantes com vistas privilegiadas, e também esportes radicais como escalada, arvorismo, muro de escalada e rapel, e ainda é possível apreciar uma série de 30 esculturas de artistas renomados que estão expostas ao ar livre e descansar em bancos localizados nas pracinhas.
A trilha bem sinalizada para o Mirante do Sacopã e o Morro do Urubu é bem legal e de nível fácil, o circuito mede quase 1,5 Km e pode ser percorrido em menos de 1:00h, ida e volta. Isso parando para descansar e para tirar fotos. Os mirantes proporcionam visões lindas, principalmente da Lagoa Rodrigo de Freitas. Seu início é pela entrada do Parque da Catacumba, e dentro do parque você tem duas opções, ir para a direita ou para a esquerda. Acho melhor a opção que começa pelo lado esquerdo, onde está a sede do parque da catacumba, e o bicicletário. Depois de alguns minutos de subida já dentro da floresta do parque, passando por várias esculturas, já é possível ouvir o canto de alguns pássaros. Continuando chega-se a uma bifurcação, você pode optar em seguir para qualquer lado, para a esquerda segue em direção ao
Mirante do Sacopã (134 m), com deslumbrante visão da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Jardim Botânico, do Morro dois Irmãos, da Pedra da Gávea e da Pedra Bonita.
Se seguir para a direita chega-se ao mirante do Morro do Urubu, também com visuais incríveis da Lagoa Rodrigo de Freitas, porém direcionado mais para o Cristo Redentor. Ali tem um deck de madeira, que te permite uma boa visão do cenário lá abaixo. Neste local é realizado o rapel pela Lagoa Aventuras. Depois é só retornar normalmente a trilha e voltar em direção a entrada do Parque da Catacumba, porém quando chegar no final da trilha, seguir do lado contrário ao da subida, ou seja, conhecer um
outro trechinho da trilha, onde se encontram outras atividades da empresa de aventura, a Lagoa Aventuras, que oferece atrações como tirolesa, arvorismo, muro de escalada e rapel. sendo uma boa dica para quem vai com crianças e adolescentes. Mais informações, inclusive sobre preços, no site da Lagoa Aventuras: http://lagoaaventuras.com.br/
Uma outra dica importante é no dia em que você for fazer trilha, se tiver ainda disposição e tempo, aproveitar para conhecer as atrações do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.
O Parque Natural Municipal da Catacumba foi incluído no trajeto da Trilha Transcarioca, pois é considerado parte importante e inseparável, uma das vértebras da coluna vertebral da Trilha Transcarioca.
DICAS:
- Como Chegar: Endereço é Avenida Epitácio Pessoa, 3000, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no RJ. Um
ponto de referência é o Posto de Gasolina BR, que fica bem em frente ao parque.
- As principais opções de trasporte são:
Ônibus: As linhas 436 e 461 passam de 20 em 20 minutos em pontos de ônibus bem próximos do Parque da Catacumba nos dois sentidos.
Metrô: Basta saltar na estação Cantagalo e andar cerca de 20 minutos, passando pelo corte do Cantagalo e andando para a direita no sentido do Parque.
Carro: Na Lagoa Rodrigo de Freitas existe um estacionamento rotativo bem perto do Parque da Catacumba. Ele fica um pouco antes do parque se você estiver vindo do Humaitá ou um pouco depois se estiver vindo de Ipanema/Leblon. Lá você pode estacionar e ir a pé.
- Lembrando que seu horário de funcionamento é de terça a domingo, de 9h30 às 16h30: A entrada no parque é gratuita.

Outras dicas:
- Aproveite a Lagoa Rodrigo de Freitas, antes ou depois, vale a pena dar uma volta nos 7,4km da Lagoa.
- Vá de bike– O parque da catacumba possui bicicletário e para quem gosta fica ainda mais fácil chegar.

-Não há água potável na trilha. O parqunfraestrutura de banheiro, bebedouros e lanchonete e há sinal de celular.


Começo da trilha

Mirante do Sacopã, ao fundo Dois Irmãos, Pedra da Gávea e Bonita

Mirante do Sacopã, ao fundo Lagoa Rodrigo de Freitas

Mirante do Sacopã, ao fundo Cristo Redentor

Mirante do Sacopã, ao fundo Lagoa Rodrigo de Freitas e Praia de Ipanema

Mirante do Sacopã, ao fundo Cristo Redentor

Mirante do Sacopã, ao fundo Dois Irmãos e Pedra da Gávea

Mirante do Sacopã, ao fundo Dois Irmãos, Pedra da Gávea e Bonita


Mirante do Sacopã, ao fundo Lagoa Rodrigo de Freitas e Morro Dois Irmãos


Mirante do Sacopã

Mirante do Urubu


Mirante do Urubu, ao fundo Morro dos Cabritos

Mirante do Urubu, ao fundo Lagoa Rodrigo de Freitas e Cristo Redentor

Mirante do Urubu, ao fundo Lagoa Rodrigo de Freitas 

 Lagoa Rodrigo de Freitas, ao fundo Dois Irmãos, Pedra da Gávea e Bonita

 Lagoa Rodrigo de Freitas, ao fundo Dois Irmãos, Pedra da Gávea e Bonita
 Lagoa Rodrigo de Freitas, ao fundo Morro dos Cabritos