domingo, 7 de abril de 2013

MORRO DO NHANGUERA - RJ




O Morro do Anhangüera com mais de 690 metros de altitude fica localizado no Parque Nacional da Tijuca na Cidade do Rio de Janeiro, e é também conhecido como Morro do Excelsior, pois se encontra bem próximo da Estrada do Excelsior. Fica situado no contraforte da serra, bem perto da Pedra do Conde e virado para a Zona Norte do município, mais precisamente para o Bairro da Usina e da Tijuca. O Anhangüera não possui um cume definido e sim uma crista quase plana, com uma vegetação diferenciada das demais montanhas do parque, pois apresenta uma grande quantidade de eucaliptos de uma espécie bem diferente dos que encontramos por aí.
Primitivamente todo parque possuía uma densa cobertura florestal de Mata Tropical, porém esta floresta foi intensamente degradada em razão da retirada drástica de madeiras para utilizações em numerosos engenhos de cana de açúcar ali existentes e expansão da lavoura cafeeira em quase todas as áreas. Por ordem do Imperador D.Pedro II, a área começou a ser reflorestada com espécies nativas, mas somente no Nhanguera foram plantados eucaliptos, tornando uma área diferenciada em sua cobertura vegetal no Parque.
Antes de começar a trilha, todo grupo passou pelo Centro de Visitantes do Parque, local onde o visitante recebe todas as informações necessárias sobre o parque e onde encontramos o horóscopo dos animais que habitam o parque. Todos é claro queriam saber em que bicho se enquadravam, através da casa do zodíaco. O meu bateu perfeitamente com meu perfil, “cachorro do mato”. Ler a descrição na foto abaixo. O de meu amigo Vinicius, que fazia parte do grupo, foi “jararaca”, hehehehe.
Começamos a caminhada ali perto, e pegamos a mesma trilha que vai para a o Morro do Alto da Bandeira
e para a Pedra do Conde, no início com um aclive bem acentuado em ziguezague, com uma curva de 180 graus para a esquerda a poucos minutos do início da caminhada. Durante um bom tempo caminhamos sob uma vegetação bem fechada apreciando a fauna e a flora do lugar, até a chegada da primeira bifurcação. Se você quer ir até o Alto da Bandeira a opção é o caminho da direita. Seguimos em frente até outra bifurcação que à direita segue até a pedra do Conde. Continuamos em frente, de onde podemos observar o Pico do Andaraí Maior, o pico da Tijuca, o Tijuca Mirim, o Bico do Papagaio, o Cocanha, Pedra da Gávea e tantos outros picos. A trilha fica plana por um tempo para depois subir ligeiramente e, pouco mais a frente, ficar íngreme e mais uma bifurcação. Tomamos o caminho da esquerda, agora sobre uma grande crista passamos por um mirante, onde paramos para várias fotos, de onde é possível avistar a zona norte da cidade e de onde se obtêm o melhor visual da Pedra do Conde, neste trecho encontramos um belo
exemplar de uma jararaca dorminhoca, pegando sol bem na margem da trilha. Seguimos até o que dizem ser o cume do Nhanguera, belo lugar com inúmeros e magníficos eucaliptos.
Descansamos e lanchamos neste lindo local, totalmente diferente de todo parque. Do “cume” do Morro do Anhangüera não temos um bonito visual, já que ele é todo salpicado de eucaliptos, apenas em pequenas aberturas nas árvores é possível ver alguma coisa.

Retornamos pela mesma trilha e encontramos novamente a cobra, só que agora muito acordada e em posição de ataque, tiramos fotos de uma distância segura, mesmo assim com muito medo, não sou chegado a cobra, hehehehe. Dobramos em direção a estrada do Excelsior e depois para o mirante do Excelsior, mas se não quiser ir para o Mirante é só pegar a esquerda e descer a estrada até o Barracão. Se não temos muito visual no Nhanguera, no
Mirante da Estrada do Excelsior que fica a poucos minutos do final da trilha do Anhangüera é possível ver bem de perto o bairro da Tijuca, do Maracanã, do Centro, da Baia da Guanabara riscada pela Ponte Rio-Niterói, além da própria Cidade de Niterói.
Voltamos pela Estrada Excelsior e pegamos uma trilha à direita para a Cachoeira das Almas, onde carregamos nossas baterias num delicioso e reconfortante banho, depois retornamos novamente a trilha, contemplando a exuberante vegetação e o riacho, nosso destino final. Despedimos de todo grupo e voltamos para casa felizes por ter conhecido mais um pedacinho deste lindo parque.


Ao fundo Bico do Papagaio
Ao fundo Bico do Papagaio
                               
Galera na trilha
Galera na trilha


Flora  do parque
Flora do Parque
                           


Pico Andaraí  Maior
Pedra do Conde


 
                     




























                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário