quinta-feira, 13 de maio de 2010

PEDRA JESUS VEM E PEDRA DO OSSO - RJ





Feriado de 13 de maio de 2010, Eu, meus filhos Thiago e Biel, meus sobrinhos Pedro Henrique e Diego e nosso amigo Vinicius resolvemos ascender a Pedra do Ponto localizado no Parque Estadual da Pedra Branca. Erramos a entrada da trilha e paramos na entrada da sub-sede do parque localizado no bairro de Realengo, resolvemos então pegar a trilha para a Pedra Jesus Vem, que tem início neste local. O circuito Jesus Vem é uma bela caminhada pelas encostas da Serra do Barata incrementada por diversos blocos de pedras, sendo o maior deles a Pedra Jesus Vem com altitude de 524 metros. Antes de iniciarmos a trilha, que conta com aproximadamente 5,4 km ida e volta, considerada nível leve-superior, visitamos o Aqueduto, onde é possível realizar uma caminhada sobre ele conhecendo sua fantástica construção e de onde se aprecia um bonito visual dos bairros da região e dos blocos de pedras que visitamos logo a seguir. Iniciamos a trilha subindo uma acentuada encosta, passando depois por um pequeno riacho até atingir um grande descampado onde acontece um reflorestamento e de onde se obtêm um lindo visual da vertente do parque e do bairro de Padre Miguel e Realengo. Continuamos subindo e passamos por um casebre habitado por dois solitários idosos e muito simpáticos que nos deram algumas informações sobre a trilha. Após alguns minutos de caminhada a trilha desapareceu e adentramos a um mato bem alto e fechado, ultrapassado e desbravado primeiramente por meu filho Thiago, que mais parecia um autêntico bandeirante, hehehehehehe. Desse ponto da trilha observamos a Pedra Jesus Vem bem perto e olhando para direita, bem longe vislumbramos a Pedra do Ponto, que seria nossa intenção no início da caminhada e mais alguns minutos chegamos à base da pedra
e para chegar ao cume é preciso contornar uma grande muralha e realizar uma pequena escalada, com apoio de um cabo de aço. A Pedra Jesus Vem é um grande bloco de rocha de onde é possível apreciar uma magnífica vista panorâmica dos bairros de Bangu, Padre Miguel, Realengo e adjacências, alem da Barra da Tijuca. De frente para esses bairros e olhando à direita vemos a Pedra da Gávea e para `a esquerda a Pedra do Ponto e o Pico da Pedra Branca. Ela possui este nome devido a uma antiga inscrição “Jesus Vem” pintada com grandes letras brancas na sua maior face virada para esses bairros da Zona Oeste. Após explorar o cume e seu entorno, tirar muitas fotografias, começamos a descida por outro caminho, passando pela fantástica Pedra do Osso, um grande monólito de pedra que lembra bem um osso, que se equilibra em uma pequena base, avistamos também o chamado “Muro das Lamentações”um gigantesco paredão de aproximadamente 100 x 130 metros onde está apoiada a pedra Jesus Vem. Continuamos a descida passando por um sítio com algumas peças coloridas e logo depois pela entrada da sub-sede onde terminamos a caminhada em aproximadamente 03:30 horas.












































10 comentários:

  1. Que lindo!!! Vou conhecer no próximo fds!!!! São 3:30h só de ida? Ou ida+volta? Parabéns pelo post. Super detalhado e com bastante fotos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda, fizemos em 3:30h ida e volta. Porém isso depende muito do grupo, como número de pessoas e condicionamento físico de cada participante. Com certeza você vai gostar muito do visual.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. amigo, como faço pra chegar na trilha, indo por realengo?

    ResponderExcluir
  4. Olá Andrey, desculpe pela demora na resposta, é que estava viajando. O certo para pegar esta trilha é seguir pela Rua do Governo em Realengo e antes de chegar a entrada da sub-sede do Parque Estadual da Pedra Branca, seguir para a última rua a esquerda. A cerca de 100 metros começa a trilha entre duas casas. Em caso de dúvida pergunte os moradores que darão as dicas.

    ResponderExcluir
  5. vc saberia informa
    qual a altura da pedra do osso ? esto afim de conhecer e se possivel escalar pra fazer um Rapel att. Rui Barbosa

    ResponderExcluir
  6. Muito bom tentei chegar la quando tinha apenas 16 anos chegamos bem proximo mas não conseguimos ir ao topo ja estavamos todos exausto henrique mota morador de bangu

    ResponderExcluir