domingo, 24 de agosto de 2025

TRILHA PRAIA DOS ANJOS X PRAIA DO FORNO

 

A Trilha que leva a um dos mais incríveis paraísos de Arraial do Cabo, tem inicio em uma escada de pedras próximo a entrada do cais de onde saem os barcos que levam turistas para passear pelas praias da região.


Para conhecer a Praia do Forno, somente caminhando ou de barco. Então optamos pela trilha, que mede até o início da Praia aproximadamente 550 M e vale ficar atento aos degraus  de pedras para evitar que ocorram acidentes. Apesar de ter uma subida levemente puxada no começo, ela pode ser percorrida em menos de 30 minutos e sem grandes sacrifícios. Ao terminar a subida, os visitantes se deparam com um belo mirante, e o esforço será rapidamente recompensado com uma bela vista da cidade. Agora descendo, nos deparamos com outro mirante, onde um banquinho estrategicamente posicionado permite a apreciação da paisagem com excelentes fotos da paradisíaca Praia do Forno, um dos principais cartões de Arraial do Cabo.

E não é para menos, o colorido da água na enseada e a faixa de areia branca cercada pela exuberante vegetação formam um cenário digno de muitas fotos.

Já na areia caminhamos até o final da praia por aproximadamente mais 500 metros, apreciando o colorido da água na enseada e a faixa de areia branca cercada pela exuberante vegetação que formam um cenário digno de muitas fotos. 


OBS: Cabe ressaltar que logo no início da trilha, no começo da caminhada, há uma vistoria das bolsas, para evitar a entrada de caixa se som, garrafas de vidro e instrumentos musicais.









sábado, 23 de agosto de 2025

PRAIA DO PNEU / ARRAIAL DO CABO


Arraial do Cabo guarda muitos tesouros pouco conhecidos. Então logo após o café da manhã, saímos da pousada localizada na Praia dos Anjos para conhecer no mesmo passeio dois deles, a Ponta da Alcaíra ou Arubinha ou também como é conhecida Caminho de Moisés e a Praia do Pneu. Ambos ficam às margens da Lagoa de Araruama, num ambiente delicioso para passar o dia inteiro.

O acesso à praia é um pouco difícil, o que aumenta ainda mais o charme do local, Porém para facilitar basta usar seu navegador preferido (Google Maps ou Waze). A fica localizada numa saída da RJ-102 no bairro de Pernambuca, que fica entre os bairro de Figueira (Arraial do Cabo) e Praia Seca (Araruama).

Então, é preciso virar na rua onde está localizado o Condomínio Recanto das Orquídeas e seguir por aproximadamente 2 kms estrada de terra que pode ser percorrido por qualquer veículo. No final está localizado o Quiosque do Cesar, onde seu carro poderá ficar   estacionado. Ali já se revela a beleza da Praia do Pneu, que é considerada uma das melhores praias da Laguna de Araruama.

O nome vem do antigo e pequeno atracadouro revestido com pneus utilizado pelas barcaças da Empresa Álcalis quando realizavam a extração de conchas e matéria orgânica dos fundos da lagoa para produção de cal e barrilha, hoje usado por banhistas para mergulhos. No local também era retirado sal, pois ainda hoje é possível ver as quadras de secagem do sal, que aos poucos vem sendo coberto pela vegetação.


A praia é um sonho para quem gosta de aproveitar a natureza e por ser uma praia de lagoa e ficar distante dos principais centros (Arraial e Cabo Frio), pode ser desfrutada com bastante tranquilidade. As águas calmas, mornas e cristalinas e protegida do vento pelas pelas árvores, principalmente casuarinas, é o recanto ideal para passar o dia com a família. E também é uma das mais propícias para kitesurf, windsurfe, vela, standup e outros esportes náuticos.

A partir do quiosque, caminhando para a direita por aproximadamente  1,2 km  chega-se Ponta da Coroinha, uma das maiores belezas naturais da Região dos Lagos. Portanto, considere bem essa caminhada, já que vai precisar voltar até onde deixou o carro. Mas digo, que vale muito a pena.Infelizmente não sabia da dica sobre a Ponta das Coroinhas e fiz a trilha a esquerda, também  por mais de 1 Km. Fica para a próxima.

Dicas:

1- A praia não possui nenhum tipo de infraestrutura, tendo apenas um quiosque,  onde é possível saborear pastéis, peixes fritos e outros petiscos.

2- A melhor época para conhecer este lugar incrível é fora de temporada (abril – outubro), pois, durante o período de movimento turístico (novembro – março), torna-se superlotado e quase intransitável.

3- Infelizmente apesar do lugar ser lindo, muitos não levam de volta o lixo produzido e deixam ali mesmo.


















sexta-feira, 22 de agosto de 2025

TRILHA MIRANTE DA PRAIA DO PONTAL DO ATALAIA/RJ


Chegamos em Arraial do Cabo por volta das 12: 00 horas, deixamos a bagagem na pousada e fomos almoçar no Restaurante Sandra Goumert, pois queríamos fazer alguma trilha. No comentário do almoço, decidimos, sair dali e ir até o Mirante do Pontal do Atalaia, uma trilha leve. Então a partir dali caminhamos por uma estrada, com subida leve por cerca de 1,6 km até o Mirante.

O Mirante do Pontal do Atalaia fica dentro do Condomínio Pontal do Atalaia. E, embora seja um condomínio fechado, qualquer um pode entrar principalmente para assistir ao pôr do sol, ou simplesmente fazer uma caminhada. Aliás, essa é uma boa dica para fazer em Arraial Cabo se você tem mais de um dia na cidade.
No topo do mirante, a vista é simplesmente deslumbrante, permitindo que os visitantes desfrutem de um espetáculo tanto no amanhecer quanto no entardecer. O pôr do sol é especialmente notável, criando uma imagem linda dos raios do astro-rei refletindo sobre as águas do mar.

Depois subimos mais um pouco e chegamos ate a Pousada Vista Turquesa, neste pequeno trecho temos uma bela vista da Praia dos Anjos. Posteriormente retornamos até o Mirante e descemos pela Rua Pontal do Atalaia por aproximadamente 1km até onde existe uma escadaria que serve de drenagem de águas das chuvas. Descemos por esta escadaria que termina na Rua Tokio, próximo da Marinha e ao lado da Secretaria de Meio Ambiente, e mais 500 metros chegamos a pousada.

Para quem não gosta de caminhada, a melhor forma de chegar no Pontal do Atalaia é de carro, principalmente porque após passar pela guarita do condomínio você ainda terá que subir uma boa ladeira até onde se encontra o mirante.