O acesso à praia é um pouco difícil, o que aumenta ainda mais o charme do local, Porém para facilitar basta usar seu navegador preferido (Google Maps ou Waze). A fica localizada numa saída da RJ-102 no bairro de Pernambuca, que fica entre os bairro de Figueira (Arraial do Cabo) e Praia Seca (Araruama).
Então, é preciso virar na rua onde está localizado o Condomínio Recanto das Orquídeas e seguir por aproximadamente 2 kms estrada de terra que pode ser percorrido por qualquer veículo. No final está localizado o Quiosque do Cesar, onde seu carro poderá ficar estacionado. Ali já se revela a beleza da Praia do Pneu, que é considerada uma das melhores praias da Laguna de Araruama.
O nome vem do antigo e pequeno atracadouro revestido com pneus utilizado pelas barcaças da Empresa Álcalis quando realizavam a extração de conchas e matéria orgânica dos fundos da lagoa para produção de cal e barrilha, hoje usado por banhistas para mergulhos. No local também era retirado sal, pois ainda hoje é possível ver as quadras de secagem do sal, que aos poucos vem sendo coberto pela vegetação.
A praia é um sonho para quem gosta de aproveitar a natureza e por ser uma praia de lagoa e ficar distante dos principais centros (Arraial e Cabo Frio), pode ser desfrutada com bastante tranquilidade. As águas calmas, mornas e cristalinas e protegida do vento pelas pelas árvores, principalmente casuarinas, é o recanto ideal para passar o dia com a família. E também é uma das mais propícias para kitesurf, windsurfe, vela, standup e outros esportes náuticos.
A partir do quiosque, caminhando para a direita por aproximadamente 1,2 km chega-se Ponta da Coroinha, uma das maiores belezas naturais da Região dos Lagos. Portanto, considere bem essa caminhada, já que vai precisar voltar até onde deixou o carro. Mas digo, que vale muito a pena.Infelizmente não sabia da dica sobre a Ponta das Coroinhas e fiz a trilha a esquerda, também por mais de 1 Km. Fica para a próxima.
Dicas:1- A praia não possui nenhum tipo de infraestrutura, tendo apenas um quiosque, onde é possível saborear pastéis, peixes fritos e outros petiscos.
2- A melhor época para conhecer este lugar incrível é fora de temporada (abril – outubro), pois, durante o período de movimento turístico (novembro – março), torna-se superlotado e quase intransitável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário