quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CACHOEIRÃO POR BAIXO / VALE DO PATI - Chapada da Diamantina / BA


Após o bom café, deixamos a casa do Sr. Jailson, um pouco triste e já com muita saudade, da hospitalidade em que fomos recebidos em sua casa, também da pequena Mayara, que ficou nos dando adeus até o último membro do grupo sumir na curva da trilha, incrível como
aquela menina consegue cativar a todos que aportam por ali. Este dia foi dedicado inteiramente ao Cachoeirão por baixo, um grandioso monumento da natureza que não se vê em nenhum cartão postal da chapada. É uma caminhada pesada, de aproximadamente 16 km (ida e volta) pelas pedras gigantes do leito do rio Cachoeirão.

A partir do baixo Paty, nas proximidades da ponte sobre o Rio Cachoeirão, inicia-se efetivamente a trilha pelo boqueirão do Rio e neste trecho de cerca de 6 km, somente ida, caminha-se muito sobre as pedras do leito do rio, dificultando muito a chegada ao Cachoeirão. Observamos, ainda preservado boa parte da sua mata ciliar e uma mata nativa de uma beleza indescritível. O objetivo principal desta trilha é na verdade depois de muito esforço e equilíbrio chegar ao fim do vale para contemplar o conjunto de quedas d’água do Cachoeirão, com suas três quedas perenes, que despencam de um abismo em forma de ferradura, tendo a maior delas uma altura de 300m. Em dias de muita chuva a água despenca para tudo quanto é lado do paredão. Chegamos ao destino e após um breve descanso e lanche, nos banhamos nas águas geladas das lagoas ali formadas, exploramos toda área ao redor, o que nos rendeu muitas fotografias, e retornamos para pernoite na casa de mais um nativo da região, o Sr. Jóia. 
Esta é uma caminhada com alto grau de dificuldade, mas com um visual compensador, também considerada pesada.























Dormitório da casa do Sr. Jóia
Casa do Sr. Jóia




Nenhum comentário:

Postar um comentário