terça-feira, 13 de janeiro de 2004

CACHOEIRA DE CONCEIÇÃO - MANGARATIBA/RJ



Verão de 2004, saímos, Eu, Herbert, meus filhos e sobrinhos e alguns amigos, do condomínio Garatucaia e e começamos nossa trajetória seguindo a pé pela Rio-Santos em direção a Conceição do Jacareí, distrito
de Mangaratiba. Entramos direto pela Rua Adalberto Pereira Pinto (principal entrada da cidade) até chegar na praça do gasoduto. Seguimos depois pela Rua Z até o final onde começa realmente a trilha. No início o caminho segue bem largo e aos poucos vai ficando mais estreito e ingrime. Seguimos no meio da mata acompanhando o barulho das águas por quase 1 hora até chegarmos a Cachoeira. Cabe ressaltar que esta bela atração não é a cachoeira que fica na entrada da cidade, possuindo também um imenso escorrega, com um grande lago, cercado de bares e que atualmente, infelizmente para todos nós, suas águas estão totalmente poluídas por despejos indevidos de esgotos. Este recanto de rara beleza em Conceição de Jacareí que poucos turistas conhecem é uma cachoeira com um gostoso escorrega cercado somente por uma natureza nativa, onde é possível tomar um banho refrescante com segurança e se divertir bastante.
Curtimos muito este fascinante local, porém o mais emocionante desta aventura não é se refrescar nas águas geladas do Rio Jacareí, nem deslizar no maravilhoso escorrega dessa cachoeira, tampouco nadar nas piscinas que cercam o lugar. O melhor é desvendar os caminhos que possibilitam chegar a esta bela cachoeira.
Aproveite o contato com a natureza, ouça o canto dos pássaros, traga todo seu lixo de volta e não tire nada além de fotos. Se quisermos continuar a ter um paraíso cada vez mais natural, a conscientização individual será essencial para que esse sonho não se acabe.




















3 comentários:

  1. Procurando por imagens de como está Conceição de Jacareí atualmente, me deparei com seu blog mostrando as maravilhas que vivi há 30 anos atrás com meus filhos, naquela praia onde em frente vemos a ilha solitária acampávamos de dezembro a fevereiro (era sensacional). As trilhas que nos levavam aos poções de água cristalina onde nadávamos e matávamos a sede, que boa lembrança. Fazíamos trilha subindo onde já chegamos ao topo e de lá fotografamos a Rio Santos. Que bom encontrar alguém que se preocupa em nada tirar da natureza e sim curtir.O Tobogã, o Poço Encantado tudo muito lindo e posso dizer pois meus filhos agora adultos com mais de 35 anos tiveram os melhores momentos de suas infâncias lá.Infelizmente não tenho pretensão de voltar lá, mas como você tenho muitas recordações eternizadas em fotos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Só conheço o primeira. Onde tem os bares próximos. Como faço p chegar nessa aí acima nas fotos?

    ResponderExcluir