quarta-feira, 21 de março de 2001

PEDRA DO PAPUDO - RJ




O ponto mais alto da Serra dos Órgãos é a Pedra do Sino, com 2.263 metros de altitude. E como essa é a montanha mais conhecida pelos montanhistas, muita gente acha que, olhando da cidade, ela é a mais alta que se avista. Porém, a formação rochosa que se destaca em relação à altura desse ângulo é o Papudo que, ao contrário do Sino, é muito pouco visitado. Infelizmente – ou felizmente, se levado em conta o fator degradação – a grande maioria dos que visitam essa imponente cadeia de montanhas em busca de um bom lugar para admirar Teresópolis de cima não conhece esse local de acesso relativamente fácil, pois grande parte da trilha também é comum para ambas as montanhas. O acesso do Papudo fica antes do local conhecido como vale das antas e de seu cume a 2.234 metros é possível conhecer e contemplar outras montanhas da região.
Para chegar ao topo do Papudo que fica na divisa dos municípios de Petrópolis e Teresópolis, Eu, meu filho Thiago, seu amigo Rafael e outros amigos andamos entre 3h30 a 4h, sendo que mais de 90% do caminho a mesma trilha que nos leva a Pedra do Sino, e que cerca de dez minutos depois da Cota 2000, uma espécie de mirante em uma curva, de frente para a Pedra da Cruz que fica a esquerda, encontra-se a entrada da trilha à direita. Após passarmos embaixo de uma grande árvore, a trilha se mostra bem demarcada, não ocorrendo risco de se perder. Na base e bem próximo do cume existe vários locais onde passamos por pequenas cavernas e muitos blocos de pedras “amontoadas”, que fazem o local mais atraente e charmoso. O mais surpreendente é que quando a gente sai da mata mais fechada e encontra uma área descampada, nos deparamos com um excelente local para apreciarmos de diferentes ângulos quase toda cidade de Teresópolis e as belezas dessa linda cadeia de montanhas, desde o Dedo de Deus até a Pedra do Açu, em Petrópolis.
Dos 2.234 metros de altitude do Papudo , olhando para baixo, vemos a trilha para o Sino cortando a mata e chegando até o Abrigo 4, além de ver bem a nossa frente o sempre movimentado cume da Serra dos Órgãos e ao lado o Morro da Pipoca. Entre as pedras São Pedro e Baleia, a Baía de Guanabara se destaca, dando a impressão de estar mais perto do que vista do Sino. É uma pedra fantástica e dizem que de seu cume da para ver o sol nascer com a cidade de Teresópolis em primeiro plano. E um pôr do sol também bonito demais, que nessa época do ano fica na direção da imponente Maria Comprida, em Petrópolis. Olhando para baixo, na direção de Teresópolis, da para avistar a Agulhinha Bonatti. Essa montanha está a 2.000 metros de altitude em relação ao nível do mar, porém a apenas quinze “do chão”. No seu cume só cabem três pessoas, sendo que o último que chegar fica em local tmente desconfortável.


Dica: vale lembrar que antes de colocar amochila nas costas e iniciar qualquer caminhada ou escalada no interior do Parque Nacional, é necessário adquirir antecipadamente o ingresso na portaria.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário