domingo, 13 de abril de 2008

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS - DESERTO DE ATACAMA / CHILE


Após o café da manhã, a van passou as 8:00 horas na pousada para o segundo dia no Deserto do Atacama, pegamos a estrada em direção às Lagunas Altiplânicas e a primeira parada foi perto do Centro Aeroespacial. Devido as qualidades do céu atacamenho, um consórcio de 9 países investiu uma grande soma de dinheiro para construir neste lugar o maior observatório astronômico do planeta.
Durante quase todo esse percurso o Vulcão Licáncabur esteve nos acompanhando e quase ao seu lado, outro gigante, o Vulcão Lascar, com 5.592 m de altura em plena atividade. Sua última erupção aconteceu em 18 de abril de 2006 e uma permanente fumaça ou fumarola que sai constantemente de sua cratera pode ser vista a alguns quilômetros de distância.
Seguindo para o sul fizemos uma parada na Quebrada de Jerez, onde podemos observar como eram as antigas moradias dos habitantes da região: A casa espanhola, construídas de liparita; a casa inca feita só de pedra, sem uso de cimento e a casa lican-antay. Nesse local um veio d’água corta as areias secas do deserto formando um cânion com cerca de 30 metros de profundidade. Dentro dele a vida ganha força e desabrocha em forma de árvores frutíferas, pinheiros, plátanos, Algaroba, enfim um oásis, um verdadeiro jardim do Éden. Saindo dali cruzamos o imenso deserto até a Laguna Chaxas, na Reserva Nacional dos Flamingos no meio do Deserto do Salar, onde centenas de flamingos de três das seis espécies que existem no mundo (Flamingo Andino, Chileno e James) podem ser observados tranquilamente.

Ver mais fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/








Nenhum comentário:

Postar um comentário