domingo, 20 de abril de 2014

TRILHA DO VÉRTICE / CÂNION ITAIMBEZINHO / PARQUE NACIONAL DOS APARADOS DA SERRA - RS

Saímos cedo do centro de Cambará do Sul, mesmo com o tempo nublado seguimos para o Parque Nacional do Aparados da Serra, distante aproximadamente 18 Km do centro da cidade, e neste trajeto tivemos o primeiro contato com o graxaim, muito parecido com uma raposa, é o canídeo mais comum do Rio Grande do Sul, possui hábitos essencialmente noturnos, mas também pode ser observado durante o dia. Procura tocas, fendas e ocos de árvores no chão para fazer seu esconderijo. Tem um amplo espectro alimentar, podendo-se dizer que come de tudo. Após os trâmites legais para entrada no parque seguimos para o Centro de Visitação, onde vimos uma exposição de fotos e recebemos informações sobre as trilhas do parque. Logo após realizamos a trilha do Vértice, uma trilha fácil, bem sinalizada, de aproximadamente 1,5 km (ida e volta) em que crianças e pessoas da terceira idade podem fazê-la sem sustos entre 1 e 1:30 horas, não sendo obrigatório a utilização de guias. Nos primeiros passos o visitante segue a trilha por uma fechada mata nativa, passando por alguns mirantes com bancos para apreciar sem pressa as paredes verticais do cânion de Itaimbezinho. Apesar da neblina e do tempo chuvoso visualizamos o ponto alto da trilha, a Cachoeira das Andorinhas, formada pelo Rio Perdizes em ângulos frontal e lateral. Esta bela queda de água tem esse nome devido a um bando de andorinhas que fazem seus ninhos nas fendas das rochas, e ficam sobrevoando o local. Porém o olhar fica atraído mesmo é para movimento das águas, que caem de uma grande altura até formar uma névoa lá embaixo. Continuamos a caminhada por uma trilha bem demarcada, próximo à borda dos Cânions e não deixando de registrar as belezas que fazem parte dessa região chegamos ao segundo mirante de onde é possível ver a Cascata Véu da Noiva, com uma queda com cerca de 500 metros. Suas águas são formadas pelo Arroio Preá, que ajuda na formação do Rio do Boi, rio que corre na parte de baixo do cânion. No terceiro mirante é possível ver as duas cascatas e o início do Cânion Itaimbezinho, que é em forma de vértice  razão do nome da trilha. Infelizmente não visualizamos devido ao mal tempo. O horário de entrada na trilha ocorre entre as 8 e as 17:00 horas.

Ver fotos, dicas e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/