sábado, 19 de agosto de 2006

MORRO DA FAXINA - PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA/RJ



Segui, junto com vários amigos até um local chamado Piabas, nas proximidades do Recreio dos Bandeirantes na cidade do Rio de Janeiro. Estacionamos os carros e iniciamos a subida da trilha às 09:30h.
O dia estava ensolarado, porém com muita nebulosidade e assim, sem muita dificuldade percorremos a trilha, apesar de apresentar algumas subidas, e possuir uma vegetação de Mata Atlântica bastante preservada. Em aproximadamente 1 hora chegamos a base do cume. O cume do Morro da Faxina apresenta um grande monolito e para chegar ao seu topo, somente é possível escalando-o. Com todos os equipamentos preparados começamos a escaldada, sempre em pares, esta etapa foi bastante demorada, pois todos os requisitos de segurança foram utilizados.
Do cume a 410 metros de altitude, que na realidade é um afloramento rochoso, descortina algumas das melhores vistas do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e dos morros circundantes. De lá, além das matas e da praia destes bairros, é possível visualizar também um pedacinho da Restinga da Marambaia,além do Morro do Telégrafo, da Serra Geral de
Guaratiba, e do Maciço da Pedra Branca. De lá também identificamos alguns picos do Maciço da Tijuca, e o que mais chamava nossa atenção era o contraste da paisagem entre a vegetação muito verde e o mar de um azul intenso, que nos presenteava com um cenário indescritível para os nossos olhos e poque não para o nosso coração.
Após uma hora de contemplação desses belos visuais e dos harmônicos cantos dos pássaros ali presentes, e de inúmeras fotografias retratadas, começamos o retorno. A descida, embora novamente pausada e cuidadosa por conta da irregularidade do terreno, foi rápida. Chegamos em 50 minutos até onde estavam nossos carros. Cabe ressaltar aqui, que apesar dessas belas paisagens da Cidade Maravilhosa, notamos também uma ocupação urbana agressiva e desordenada agravada a cada ano em alguns pontos, gerada sobretudo por um modelo de desenvolvimento arcaico e num crescimento sem limites. Muito preocupante.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário