sexta-feira, 13 de março de 2015

GRUMARI / PIABAS / GRUMARI



Aberto no vale entre os morros das Piabas, da Faxina e Santo Antonio da Bica, este antigo caminho colonial, que faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, atravessa de norte a sul o ponto mais estreito da Serra do Grumari, interligando Piabas a Praia do Grumari.
Iniciamos a trilha próximo ao quiosque do Xuxa, na Praia do Grumari, apenas eu e meu genro Rafael. A maior parte dos grupos que realizam essa travessia, optam pelo sentido Piabas/Grumari, o que não foi o nosso caso. Primeiro pegamos uma estradinha de terra perpendicular a praia, e logo a seguir dobramos a direita em outra estradinha paralela a praia, depois de passar por mais duas ruas viramos à esquerda e seguimos até a Estrada de Grumari, onde novamente dobramos a direita e seguimos até o início da trilha propriamente dita. Logo de cara pegamos um trecho íngreme em ziguezague de aproximadamente 1 Km até o local onde está localizado uma porteira, que da acesso a trilha para Araçatiba, este é o ponto mais alto da travessia, com quase 200 metros de altitude. Nesse trecho é possível observar que a trilha já foi asfaltada, porém, atualmente ele se apresenta bastante deteriorado.
A partir desse ponto começamos a descer, primeiro passamos por uma bifurcação, seguimos a direita, pois à esquerda é uma trilha secundária que também leva em direção a Araçatiba, depois pelo Rio Piabas e logo a um mirante, situado sob uma imensa árvore, de onde foi possível visualizar grande parte do Recreio dos Bandeirantes e ao fundo destacando a Pedra da Rosilha, neste trecho, a trilha é formada basicamente por blocos de pedras. Mais adiante depois de passarmos por alguns sítios e casas, encontramos uma bifurcação, onde uma placa com seta indicando o sentido correto para quem segue em direção ao Grumari. Uns 500 metros depois chegamos ao Largo de Piabas, ponto final de uma linha de ônibus, que era justamente também o nosso final da primeira parte da trilha. Ali descansamos e lanchamos e retornamos pelo mesmo caminho em direção a Praia do Grumari. Na volta, já descendo em direção ao Grumari, observamos através de um pequeno mirante, e entre as folhagens da vegetação lindas imagens da Praia do Grumari.
Concluindo, podemos afirmar que é uma caminhada leve, abrangendo cerca de 2,5 Km, somente ida, com duração aproximada de 3 a 4 horas (ida e volta) seguindo um caminho centenário utilizado pelos produtores rurais, que ocuparam a região, e escoavam parte da sua produção para o centro da cidade através de embarcações que partiam de Grumari e Barra de Guaratiba. É realizada em sua maior parte sob a proteção da mata atlântica, bananeiras, jaqueiras, entre outras, e por isso com pouca exposição ao sol. Na fauna as aves são representadas pelo sabiá laranjeira, bem-te-vi, sanhaços, e gavião carcará. Observamos também muitas borboletas, inclusive a borboleta-da-praia ameaçada de extinção, e também muito mosquito que infestam a trilha nesta época do ano.
O retorno pode ser feito voltando pela trilha ao ponto de partida, ou organizando a logística para o transporte estar disponível ao termino da travessia.

O que levar:
- Tênis confortável com meias, e solado para trilhas, ou botas.
- Garrafa de 2 litros d' água;
- Lanche de trilha (Sanduíche, Biscoito, Barra de Cereais, Frutas, etc...);
- Boné ou Chapéu;
- Protetor solar; Repelente; Saco de lixo;


- Capa de chuva; agasalho, Máquina fotográfica;







































3 comentários:

  1. Fala meu colega, obrigado por compartilhar suas "perambuladas" rsrs.
    Só para confirmar, o melhor seria começar a trilha pela praia de Grumari?

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago. Você pode começar a trilha pelos dois lugares, tanto por Grumari, quanto por Piabas. Eu comecei pelo Grumari, cheguei a Piabas e Voltei ao Grumari. Isso vai depender muito da sua logística. Se for de carro, pode deixa-lo na Praia de Gumari, mas caso for de ônibus é melhor começar no ponto final do ônibus ali existente.

    ResponderExcluir
  3. Sou nascido e criado nesse lugar ! Ótimo lugar pra trilha

    ResponderExcluir