sexta-feira, 1 de maio de 2015

MORRO DA URCA




Por 7 vezes subi o Morro da Urca, porém desta última vez teve um sabor especial, pois além da companhia de amigos e de meu filho, tive o privilégio de ser acompanhado por minha neta, que pela primeira vez realizou um rapel, demonstrando a todos que carrega o DNA aventureiro do avô. Hehehehehehehehe.
A subida ao Morro da Urca, onde fica a estação intermediária do bondinho do Pão de Açucar é
considerada fácil e não requer muito preparo físico. Não é necessário uso de equipamentos especiais de alpinismo, uma vez que a trilha é feita por mata fechada e sem paredões ou abismos. A trilha estava muito escorregadia, pois a chuva do dia anterior a deixou com muita lama, portanto todo cuidado na caminhada foi a recomendação. Deixamos o carro na Praça da Praia Vermelha na Urca, onde estava sendo realizado o evento de abertura da temporada de montanhismo, com inúmeras barracas de clubes e parques do Estado do Rio de Janeiro e um enorme paredão para competição de escalada indoor. A caminhada começou na Pista Cláudio Coutinho que fica localizada na extremidade esquerda da Praia Vermelha. Essa pista acompanha o sopé do Morro da Urca e já é em si um belo passeio entre a montanha e o oceano, com rica flora e
fauna. A entrada da trilha é marcada com uma placa e logo no início pegamos uma subida um pouco íngreme e bem escorregadia, requerendo algumas paradinhas e muita atenção. Depois a ascensão foi realizada até um platô, bem no colo entre as montanhas do Morro da Urca e do Pão de Açúcar, praticamente através de uma escada adaptada com as raízes das árvores, que serve para melhorar a subida do montanhista, como também para conter a erosão da trilha. Neste ponto encontramos o primeiro mirante de onde se descortina uma bela vista do bairro da Urca e da Baia da Guanabara. À direita estará o enorme paredão do Pão de Açúcar e sua complicada escalada, portanto siga para a esquerda por uma trilha bem mais tranquila até a chegada ao topo do Morro da Urca, onde se localiza o primeiro terminal do Bondinho do Pão de Açúcar. Antes, porém, através de uma pequena derivação existe outro belo mirante. A duração média da subida normalmente é realizada entre 40 minutos e uma 1 hora e neste percurso é comum avistar alguns macacos e pássaros.
Do cume do Morro visualizamos a Enseada de Botafogo, praia da Urca, Aterro do Flamengo, Centro da Cidade, da Ponte Rio-Niterói,a cidade de Niterói e várias outras montanhas. Além de curtir todo visual que este morro proporciona, aproveitamos mais nossa aventura, realizando vários rapéis e escaladas proporcionados pelo nosso amigo João Sergio. Neste Morro, onde existe dezenas de vias, o guia pode montar um rapel em rocha inclinada até uma pequena floresta abaixo, pegando depois uma pequena trilha para voltar ao local inicial, ou simplesmente escolher uma via para escalar.

ALGUNS LEMBRETES


- Da Estação do Morro da Urca não é mais possível comprar ingresso do bondinho para subir o morro do Pão de Açúcar ou para descer até à Praia Vermelha.
- A Pista Claudio Coutinho, no canto esquerdo da Praia Vermelha, é aberta diariamente das 7 as 18h. A trilha é fácil, pouco extensa, mas um pouco íngreme, podendo ser realizada em 1 hora com paradas para respirar.
- A Urca talvez seja o maior centro urbano de escalada e rapel do mundo, somente no morro são cerca de 50 vias.
- Esse passeio pode ser feito no período da tarde. O Pôr do Sol do Morro da Urca é uma das mais belas imagens da cidade.

- O significado de Morro da Urca surgiu porque sua formação rochosa lembrava muito a proa de uma embarcação holandesa da época, a Urca.
- A área adquiriu importância estratégica por se localizar em um dos extremos da entrada da Baía de Guanabara. Lá foi erguida a Fortaleza de São João, que, em conjunto com a Fortaleza de Santa Cruz do outro lado da baía, foi responsável por impedir invasões marítimas de corsários franceses e holandeses ao Rio.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário