sábado, 5 de março de 2016

CIRCUITO CACHOEIRAS DO HORTO (CACHOEIRAS DO JEQUITIBA, CHUVEIRO E QUEBRA) - RJ

O Rio de Janeiro apesar de ser conhecido pelas suas belas praias, acreditem, também possui bonitas cachoeiras. Então, verão, sol, muito calor, praias lotadas, partimos para mais um lugar com muitas cachoeiras, o Horto, dentro do Parque Nacional da Tijuca.
As: 9h encontramos o restante do grupo na esquina da Rua Jardim Botânico com Pacheco Leão e nos dirigimos para o Horto. Começamos a trilha pelo portão do Solar da Imperatriz, que foi construído em 1750 para sediar a Casa Grande da Fazenda imperial dos Macacos. Logo no início passamos por algumas casas simples de moradores locais e logo pegamos efetivamente a trilha, que em princípio se dirige à Vista Chinesa, porém pegando um Trecho da Transcarioca sempre subindo em direção à Cachoeira do Jequitibá. Antes passamos por uma cachoeira que não sei o nome, acessível por uma descida íngreme, e também por uma represa. Depois da estrada, agora descendo encontramos uma bifurcação na trilha. A esquerda segue para um Jequitibá centenário, espécie nativa da Mata Atlântica, que para abraçá-lo são necessárias mais de dez pessoas juntas, infelizmente um raio caiu sobre ele, mas mesmo assim vale muito ir lá. Além do Jequitibá, existem diversas outras árvores de grande porte pela trilha. No trajeto, observamos vestígios da presença do homem em tempos passados, como um local onde possivelmente havia uma casa e outro que era a estrada usada pelos chineses no tempo do plantio de chá. Optamos então seguir a direita, a que nos levou a Cachoeira do Jequitibá. Neste local paramos para descansar, lanchar e se deliciar nas águas refrescante da cachoeira. Cabe ressaltar que além de uma boa ducha, existe na parte superior uma piscininha e na lateral uma pequena queda de água que despenca em uma espécie de caverna, muito legal.
Posteriormente, continuando a descida, logo chegamos a Cachoeira do Chuveiro, esta com bastante espaço, tinha muita gente se banhando. Possui uma queda de água de mais de 5 metros com grande volume de água despencando de uma fenda na rocha, mais parecendo um perfeito chuveiro, muito bom para uma ducha e um banho revigorante. Também há um poço com profundidade máxima que deve chegar a 1,5 metros em alguns pontos.
Depois da Cachoeira do Chuveiro, pegamos um trecho razoavelmente vertical, onde se deve tomar cuidado, pois é colocado um pouco de adrenalina no roteiro, com alguns obstáculos naturais, que fogem do padrão normal. Logo de cara o primeiro obstáculo, um barranco de uns 3 metros com um declive bem acentuado onde tem uma escada natural de raízes e pedras.
Andando mais um pouco chegamos ao segundo obstáculo, que é uma pedra de uns 3 metros, que passamos por cima a ajuda de uma corrente para segurança. Após, o último obstáculo, um trecho também com lance de corrente sobre uma pequena rocha chata, que fica colada a uma grande pedra. Caminhamos mais um pouco e chegamos a Represa do Quebra com várias pessoas se refrescando no poço generoso. Descemos a Estrada Dona Castorina, passamos pelo pórtico da entrada do Parque Nacional da Tijuca, pela entrada da trilha da Cachoeira da Gruta até chegar a Rua Pacheco Leão e seguimos até onde estavam estacionados os carros. Terminando assim mais uma bela trilha.
Cabe registrar aqui que quase a totalidade dos trilheiros que se arriscam por essas trilhas a fazem o bate e volta, começando pela Cachoeira do Quebra e terminando na Cachoeira do Chuveiro.

DICAS:
É bom tomar cuidado onde deixar seu carro na época de verão, pois a procura é grande, então se forma uma fila de carros estacionados próximo a Cachoeira do Quebra, Evite deixar muito próximo a curva, pois poderá causar um acidente com os carros que estão subindo e não verão o seu.
Como Chegar
Para quem vai de condução própria, contorne o prédio da Globo pela Rua Lopes Quintas e depois suba a Pacheco Leão, no bairro Jardim Botânico, obedecendo as placas, é muito fácil e bem sinalizado. Vale usar um navegador.
- Para quem vai de ônibus, a linhas 416 passa na Rua Santo Afonso, pertinho da praça Saens Peña, na Tijuca e te deixa praticamente na subida da Floresta. Já a linha 409, sai da Praça Saens Peña, passa em frente ao Botafogo Praia Shopping e te deixa no mesmo ponto final da linha 416.
Horário de Funcionamento
O Parque funciona de 08 às 17 horas e no horário de verão, até às 18 horas.