quarta-feira, 12 de outubro de 2016

TRAVESSIA MONTE DAS OLIVEIRAS / MORRO DO CABUÇU / CIDADE BATISTA - RJ






Feriado de 12 de outubro, nada a fazer, então parti para uma caminhada um pouco diferente com os Amigos da Zona Oeste, pois abrangia também parte de uma trilha religiosa, o Monte das Oliveiras, nome dado a um pequeno morro, onde evangélicos ascendem para realizar seus cultos e ficar acampados por vários dias em vigílias.


Este atrativo está localizado em Campo Grande no Rio de Janeiro, e tem o inicio da trilha no final da Rua Fernão de Magalhães.
A Primeira etapa consiste em chegar ao Monte das Oliveiras, uma enorme pedra que tem apenas 80 metros de altura. Até este ponto a caminhada não dura mais do que 10 minutos, e já podemos visualizar boa parte do Bairro de Campo Grande.
A partir desse ponto, realizamos uma caminhada moderada em aproximadamente 35 minutos até um mirante, passando antes por mata fechada, com muitas jaqueiras e bananeiras, inclusive por uma pequena fonte de água, que dizem ser potável.
No Mirante, a 300 metros de altitude, é o lugar ideal para um breve descanso e
para lanchar, pois é bem fresco, proporcionado pela sombra das árvores. Desse ponto já podemos observar a Baía de Sepetiba, a Restinga da Marambaia, Pedra de Guaratiba, Sepetiba, Santa Cruz, além de toda Campo Grande.
Não seguimos em direção ao topo do Morro do Cabuçu, também conhecido como Morro da Cachamorra, ou Morro da Cidade Batista, com 565 metros de altitude. Esta montanha está muito bem localizada. Sua posição encontra-se bem a frente das montanhas que compõem o conjunto principal do setor norte do Maciço da Pedra Branca, fazendo com que do topo tenha-se uma visão incrível da cidade, mesmo ele sendo a menor montanha deste maciço.
Depois de curtir muito o mirante, seguimos para realizar a última parte da trilha, uma caminhada em campo aberto, de intensidade média, com declive bem acentuado, com duração média de 30 minutos até a Cidade Batista. Este trajeto apresenta um visual cheio de pedras enormes, inclusive com duas delas formando uma espécie de garganta, por onde passamos quase no final da trilha. Passamos depois por baixo das torres de eletricidade e logo chegamos a Cidade Batista, que neste dia, todos os anos realizam confraternização entre todas as igrejas batista.

Considerações finais: Esta travessia pode ser realizada em aproximadamente 2 horas, isso depende muito do condicionamento físico de cada participante. A primeira parte em mata fechada, e a outra em campo aberto. Pode ser considerada uma caminhada moderada, com uma extensão aproximada de 4.0km.  
O cume do Morro do Cabuçu fica para outro dia muito em breve.

DICAS
- Vias de acesso a trilha: Estrada dos Caboclos, Cidade Batista e Rua Fernão de Magalhães.
- Como chegar: O público pode utilizar a linha de ônibus 836 (Terminal Rodoviário de Campo Grande-Caboclos) ou 837 (Terminal Rodoviário de Campo Grande-Conj.da Marinha) para chegar ao local. A Cidade Batista fica na Rua Estrada dos Caboclos, 359 – Campo Grande – Rio de Janeiro (RJ).
Chegando ao Monte das Oliveiras

Chegando ao Monte das Oliveiras

Chegando ao Monte das Oliveiras

Chegando ao Monte das Oliveiras

 Monte das Oliveiras

 Monte das Oliveiras

 Monte das Oliveiras

 Monte das Oliveiras

 Monte das Oliveiras

 Monte das Oliveiras

 Monte das Oliveiras

Na trilha

Na trilha

Na trilha

Mirante dos Caboclos
Mirante dos Caboclos

Mirante dos Caboclos

Mirante dos Caboclos

Mirante dos Caboclos

Mirante dos Caboclos



Chegando a Cidade Batista

Chegando a Cidade Batista

Chegando a Cidade Batista

Abaixo a Cidade Batista

Abaixo a Cidade Batista

Abaixo a Cidade Batista






3 comentários:

  1. Monte das Oliveiras é o Lugar mais lindo do Mundo...Melhor só o Céu....A zona Oeste do RJ, é privilegiada sendo de toda a população Carioca, o Morro recebe todo aquele que tem o coração temente ao Deus Vivo,Eterno, Amoroso e Soberano!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola 😍
    Sempre fazia a trilha até o pico,q chamamos de Ninho da Águia.Eu e mais duas amgs: íamos orar e curtir a trilha, algumas vz saindo da trilha e tendo surpresas maravilhosas.Aquela mata é mt convidativa,mas como éramos só mulheres e não éramos trilheiras de fato, ficávamos só na vtd de desbravar.
    Algumas vz levávamos a criançada na mata fechada.Como gostavam😄, mas agora tá complicado.Ha a notícia de marginais escondidos por lá e já tivemos provas de q não são boatos
    Mts das suas fotos eu tenho,pois estive mts vz onde vc esteve, e não esteve
    É lindo msm, agradável e recompensante

    ResponderExcluir
  3. gostaria de me juntar ao grupo que faz trilha e vai ao monte das oliveiras como faço?

    ResponderExcluir