quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

PRAIA DO LABORATÓRIO - ANGRA DOS REIS/RJ





Sempre ouvia falar da Praia do Laboratório em Angra dos Reis, uma praia com água quente durante o ano todo. Aí eu me perguntava, como era possível isso. Então para acabar de vez com essa dúvida resolvi fazer o teste de São Tomé, ver para crer.
Partimos do Rio de Janeiro, eu, minha esposa Shirley, meu filho Thiago, minha nora Viviani e minha neta Letícia, em direção a Angra dos Reis e depois de deixarmos a Av. Brasil no bairro de Santa Cruz, peguamos a BR101 (Rodovia Rio-Santos). Nesta rodovia, a medida que afastamos da cidade do Rio de Janeiro a viagem vai ficando cada vez mais agradável, com muita mata verde de um lado e mar do outro. Nesse percurso sempre encontraremos placas indicando Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Santos.
A Praia do Laboratório fica a aproximadamente 30 Km depois da entrada para o Centro de Angra dos Reis, bem próximo da Usina Nuclear. Para quem vem do Rio, o ideal é retornar mais a frente, no trevo depois da Usina, pois a entrada da praia fica à direita, um pouco escondida, no sentido Rio de Janeiro, próxima a duas curvas muito fechadas e sem visibilidade. É bom que todos saibam que não há placa de indicação da praia, e sim uma placa que diz "Propriedade de Furnas Centrais Elétricas".
Ao entrar à direita, siga em frente por uns 50 metros, até chegar à Praia do Laboratório onde é possível estacionar bem próximo à entradinha da praia.
A paisagem descortinada da praia é realmente espetacular, de deixar qualquer um perplexo, pois essa praia apresenta a todos uma água verde esmeralda clarinha, sem qualquer tipo de poluição, quentinha, e sem ondas, sendo por estes adjetivos, uma excelente indicação para toda família, principalmente para crianças. Muitas lanchas e iates ficam ancorados a uma boa distância, justamente para que seus ocupantes desfrutarem de uma água menos quente.
Duas outras belas praias formam o complexo e ficam bem próximas a Praia do laboratório. A Praia do Casarão por exemplo, fica ao lado da do Laboratório. Para acessá-la é só seguir uma pequena trilha à esquerda, existente a partir do local onde os carros ficam estacionados. Esta praia conta com muitas árvores, sendo possível pegar uma boa sombra. Seguindo até o final dela, existe também uma pequena
trilha para chegar a um bar, com um belo mirante e onde existe o casarão. Neste bar, na alta temporada e nos finais de semana, é possível comer uma refeição caseira e tomar uma bebida bem gelada. Há outro acesso para a esta praia, na mesma estrada descendo para a Praia do Laboratório, basta não seguir até o fim, é só entrar a esquerda num portão da propriedade, onde existe uma placa indicando as direções de cada praia. Essa praia vale a pena uma visita, pois é muito bonita. Existe também um paredão rochoso com vegetação à esquerda, de onde é possível avistar a praia secreta.
A terceira praia é a menor delas, a Praia Secreta, e acho que seu nome deve-se ao fato dela ficar secretamente escondida entre grandes rochas que formam o caminho para se chegar até ela. Devemos ficar atentos as marés, pois quando altas criam algumas dificuldades para os aventureiros, hehehehe. Porém esses pequenos contratempos são recompensados com uma bela praia, e se o astro-rei não estiver dando moleza e o sal incomodando, a pedida é se refrescar no chuveiro de água doce. Existem dois bares nessa praia, onde é possível encontrar petiscos e bebidas.

Algumas dicas e curiosidades sobre essas praias:
- Estas praias ficam encostadas a Usina Nuclear, mas nem por isso oferece perigo. A água quente deve-se ao resfriamento das águas dos reatores de Angra I e II.
- As praias do Casarão e Secreto apresentam águas com temperaturas moderadas.
- Esse nome “Laboratório” se deve ao fato de um antigo laboratório que funcionava no local, vinculado à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto.
- Na Praia do Laboratório não tem restaurantes, nem mesmo “ambulantes”, leve seu lanche e sua bebida, mas lembre-se de trazer de volta todo seu lixo.
- As praias são lindas, mas no verão intenso com mais de 40 graus no RJ, acho que muitos vão ficar incomodados com as águas quentes da Praia do Laboratório, neste caso a sugestão é seguir para as duas outras praias. Não fui, porém acho que deve ser muito gostoso tomar banho na Praia do Laboratório em dias com temperaturas mais amenas.
- Fizemos em quase 3 horas de viagem do Rio até lá, foram aproximadamente 160 km

Aproveite esse passeio com educação e responsabilidade, Angra dos Reis agradece, afinal Angra é dos Reis, e você por ter o privilégio de ter visitado essa cidade é um deles, então preserve esse paraíso.

Praia do laboratório

Praia do laboratório

Praia do laboratório

Praia do laboratório

Letícia na Praia do laboratório
Praia do laboratório

Praia do laboratório

Praia do Casarão

Praia do Casarão

Praia do Casarão

Praia do Casarão

Praia do Casarão

Thiago na Praia do Casarão

Praia do Casarão
Praia do Casarão

Visual da Rio-Santos dessas praias.

2 comentários:

  1. Muito show! Em Novembro estarei la. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Vc pode me dizer se é facil o acesso a praia do laboratorio com um caiaque?

    ResponderExcluir