sábado, 3 de setembro de 2016

MANANCIAIS / VISTA CHINESA - RJ







Encontramos os amigos na Praça Afonso Viseu, e as 9:30h Iniciamos a caminhada. Primeiro pegamos a Estrada do Alto da Boa Vista e seguimos em direção a Estrada das Furnas, porém não seguimos por ela e na segunda bifurcação seguimos pela Estrada da Vista Chinesa até encontrar o portal de entrada para o Parque Nacional da Tijuca. Ali à direita começa efetivamente a trilha, numa estradinha que no princípio é de
paralelepípedos até chegar a 1ª caixa de captação de água, das nove existentes que compõe a Unidade de tratamento Gávea Pequena da CEDAE. Esta unidade é abastecida pelo manancial Rio Gávea Pequena, que nasce no maciço da Tijuca e deságua na Laguna da Tijuca, possuindo uma extensão de 3,1 Km. Ela foi Inaugurada em 1876, pelo imperador Dom Pedro II e até hoje, 130 anos depois, é responsável por parte do abastecimento de água potável em diversas comunidades do Alto da Boa Vista, especificamente, no sentido da Barra da Tijuca, levando água a uma população aproximada de 7.200 habitantes.
A CEDAE mantém, nesta área, funcionários que, além de sua rotina de trabalho, também atuam como fiscalizadores, comunicando aos órgãos competentes, invasões ou irregularidades de qualquer natureza.
A partir deste ponto, realmente entramos numa trilha em meio a Mata Atlântica, passando por alguns riachos, até ultrapassarmos a 6ª caixa, onde 100 metros adiante, deixamos a trilha principal, onde andamos sempre no plano e seguimos à esquerda por um caminho, agora em aclive até chegarmos, depois de 2:30h, a Mesa do Buraco, já na Estrada da Vista Chinesa. Fomos recebidos por vários macacos pregos, que saltitavam de galho em galho. Lanchamos e descansamos neste local.
Neste ponto, podemos optar em ir para a Vista Chinesa, pelo asfalto, bem mais curto, ou seguir por uma nova
opção, parte da trilha Transcarioca, com 1,6 Km. Optamos pela trilha, e com certeza foi a melhor escolha. Linda trilha, caminhando sempre na crista da montanha, com belos vales de ambos os lados, até a chegada depois de quase 1h a Vista Chinesa.
A Vista Chinesa, criado pelo prefeito Pereira Passos em 1903, é um monumento /mirante em estilo chinês localizado dentro da Floresta da Tijuca, vislumbrando lindo visual da bela Cidade maravilhosa, tais como Cristo Redentor, Pão de Açucar, lagoa Rodrigues de Freitas, Praias da Zona Sul, entre outros. Curtimos muito o local e retornamos, agora pelo asfalto encarando 6,2 Km até a Praça Afonso Viseu em aproximadamente 01:30h, antes porém parando na famosa Mesa do Imperador, um local preparado para servir como ponto de repouso nos frequentes passeios da família imperial, por este motivo, ganhou o nome de Mesa do Imperador.
Vale muito realizar esta trilha, considerada leve superior, pois passamos por belos recantos da Floresta da Tijuca, além de caminharmos pela nova opção de trilha, parte da Transcarioca, que liga os dois principais pontos turísticos do local, a Mesa do Imperador e a Vista Chinesa.

Rua da Vista Chinesa

Na trilha

U.T. Gávea Pequena

Passagem em uma das caixas

Na trilha

Mesa do Buraco

Macaco Prego

Macaco Prego

Na Transcarioca
   
Na Transcarioca
Na Transcarioca

Da Transcarioca visão do Dois Irmãos

Da Transcarioca visão do Dois Irmãos

Na Transcarioca

Da Transcarioca visão do Minhocão da Gávea

Vista Chinesa

Da Vista Chinesa

da Vista Chinesa visão do Dois Irmãos






Mesa do Imperador

Deixando o P.N. da Tijuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário