quarta-feira, 7 de setembro de 2016

MORRO DO LEME 2 / RJ





Eu e minha esposa estávamos em Copacabana, e como eu havia subido a um mês atrás e elogiado a bela visão que se descortina do Morro do Leme, e como ela não conhecia, resolvemos a pedido dela subir ele novamente. Localizado no Bairro do Leme, na parte leste da praia, ou seja, em uma de suas extremidades. Se você olhar para o mar, o Leme estará à sua esquerda, no final da praia. Para chegar ao local, depois da Av. Princesa Isabel. Siga pela Av. Atlântica
que margeia a praia até a Praça Almirante Júlio de Noronha. Nesta praça fica um complexo de instalações do Exército chamada CEP, que é um centro estudos e capacitação. Perto do portão de entrada, você pode adquirir um ingresso para fazer a caminhada de subida e visitar o Forte. A entrada é pelo CEP.

Nível de dificuldade: Leve
A caminhada é feita subindo o Morro do Leme por uma bela e sinuosa estrada, calçada em pedras. Da base do morro até o topo onde fica o Forte Duque de Caxias, leva entre 20 e 30 minutos. Para pessoas saudáveis e em boas condições, se trata de uma caminhada tranquila em passo normal, porém íngreme. Como se localiza em uma área de grande beleza natural, sendo uma reserva quase intocada de montanha e floresta, cercada por densa mata e vegetação, a subida ao forte é também uma caminhada e passeio ecológico. No topo do Morro do Leme fica a antiga fortaleza militar com belas vistas.
O que ver:
Quando se chega ao topo, você pode visitar as dependências da fortaleza, assim como desfrutar de uma bela vista de várias partes do Rio, incluindo a entrada da Baía de Guanabara, Pão de Açucar, Praia de Copacabana, Ilhas oceânicas, Montanhas da Floresta da Tijuca, Corcovado e a distante Pedra da Gávea.

Para quem se interessa por história e antiga tecnologia militar, existe outra razão para fazer esta caminhada, que é visitar a fortaleza e os canhões do Forte do Leme ou Forte Duque de Caxias.
O Forte foi originalmente construído entre 1776 e 1799 por ordem do Marquês do Lavradio, quando o Brasil ainda era parte do Império Português. Era conhecido como o Forte do Vigia, pois a missão, devido a sua localização, de avistar com antecedência embarcações invasoras e avisar as Fortalezas de Santa Cruz e de São João na Urca. Neste forte que está preservado como era nos anos 20, serviu por um breve período em 1789, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), o Heroi e Martir da Independência Brasileira.
Informações Importantes:
- O local fica aberto à visitação somente de Terça à Domingo de 9h30 às 16h00. Dispõe de visitas guiadas para grupos acima de 15 pessoas e escolas, com agendamento prévio.
- É preciso comprar um ingresso cujo preço é bem acessível. As terças-feiras a entrada é gratuita.
- A melhor hora para ir é de manhã ou de tarde. Não é permitido subir no fim do dia.
- O telefone para verificar os horários e demais informações é (21) 3223-5076 ou outras informações no site www.cep.ensino.eb.br ou pelo email divisaodoforte.cep@gmail.com.
 
 
Entrada do Forte

Entrada do Forte


Ao fundo Irmão Maior e Pedra da Gávea

Ao fundo Pão de Açúcar

Ao fundo Pão de Açúcar


No forte


No forte

No forte






Nenhum comentário:

Postar um comentário