domingo, 3 de setembro de 2017

MORRO FOCINHO DE CAVALO - RJ

Saímos da pracinha que fica em frente ao Bar do Oswaldo e seguimos pela Rua Conde d’Eu e depois Av. Fleming, cruzamos a praça Prof. Velho da Silva, entrando no Condomínio localizado na Estrada Sorimã. A
trilha para o Morro do Focinho de Cavalo, cujo cume com 322 metros está situado entre os Bairros do Itanhangá e Barra da Tijuca (Barrinha), é mesma que vai para a Pedra da Gávea. A trilha propriamente tem início na guarita do parque e segue em aclive por cerca de 15 minutos passando pelas ruínas de antigas fazendas até perto da cachoeira. Após a cachoeira a trilha segue por aproximadamente 10 min até uma bifurcação, que quem segue a direita o destino é a Pedra da Gávea, então seguimos a esquerda em direção ao Morro Focinho do Cavalo. Neste trecho apesar da floresta se apresentar bem fechada, por várias vezes observamos entre a vegetação a aparição da Pedra Bonita e da imponente Pedra da Gávea, com destaque para a Cabeça do Imperador. Já perto do cume a direita da trilha há um mirante com belos visuais da Pedra da Gávea, com muita gente escalaminhando a
famosa Carrasqueira e do bairro da Barra da Tijuca. Depois de muitas fotografias no local, subimos mais uns 30 metros e alcançamos o cume. O cume devido ao reflorestamento do local não apresenta nenhum visual, porém nossos amigos Carlos e Ivo não perderam tempo e depois de muita procura encontraram um mirante com lindo panorama para os bairros da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, com destaque para as praias da Barra e Recreio dos Bandeirantes, para as lagoas da Tijuca, Marapendi e Jacarepaguá, Rio Centro, Vila Olímpica e maciço da Pedra Branca. Esta agradável caminhada é considerada leve.
Pedra Bonita e Pedra da Gávea

Galera no 1º mirante ( foto Lino Hilcar)