sábado, 2 de setembro de 2017

PEDRA DA CAIXA - PNT/RJ

Reunimos a galera dos Amigos da Zona Oeste na Praça Afonso Viseu, bem em frente a entrada do Parque Nacional da Tijuca no Rio de janeiro e logo depois já dentro do parque, deixamos os carros no
estacionamento bem próximo ao início da trilha. Cuidado, não entre na trilha a esquerda da churrasqueira que segue beirando o rio. Seguimos a mesma trilha que é utilizada para o Alto da Bandeira e Morro do Conde. A trilha no início apresenta uma grande subida em ziguezague e após algum tempo de caminhada chega-se a primeira bifurcação, seguimos a trilha à esquerda, a direita é o caminho para o Alto da Bandeira. Continuamos até a próxima bifurcação, onde seguimos em frente, neste trecho da caminhada a trilha fica plana e as primeiras montanhas como o Pico da Tijuca, Cocanha, Papagaio e outras já podem ser observadas. Encontramos nova subida pela frente e outra bifurcação, seguimos agora à direita, pois a esquerda segue em direção ao Morro do Conde. Pegamos parte da trilha fechada e chegamos ao destino final, onde obtivemos

uma magnífica visão de toda Zona Norte do Rio de Janeiro. O topo desta pedra possui muita vegetação e de onde apreciamos belos visuais. Como apreciar grande parte do bairro da Tijuca e do Morro do Sumaré com suas torres, do Centro da Cidade, além da Baia da Guanabara com a Ponte Rio-Niterói e se o dia estiver limpo, dá até para ver ao fundo a linda Cordilheira da Serra dos Órgãos, destacando entre elas o Dedo de Deus. Retornamos e parte da galera deu um pulinho no Alto da Bandeira.
O Morro do Alto da Bandeira com 563m de altitude possui esse nome porque em seu cume o Conde Gestas hasteava a Bandeira Nacional sempre

que o Imperador D. Pedro I vinha visitá-lo. É importante frisar que, naquela época, devido à devastação das matas (isso aconteceu antes do reflorestamento), a bandeira podia ser vista a longas distâncias. A trilha está totalmente sinalizada e recebe manutenção permanente.
A trilha para o Alto da Bandeira é uma curta trilha que atravessa uma exuberante Mata Atlântica. O seu cume é cheio de vegetação, mas mesmo assim é possível apreciar um belo visual de seu mirante que aponta para a Zona Norte da Cidade, é possível avistar também os Morros do Sumaré com suas antenas, parte da zona norte e o Centro da Cidade.