sábado, 8 de julho de 2017

MORRO DO RANGEL - Recreio dos Bandeirantes/RJ



A Trilha do Morro do Rangel no Recreio dos bandeirantes pode ser feita por dois lugares. Uma com início pela Rua Orígenes Lessa, que fica dentro de um condomínio de casas e a outra começando numa rua próxima ao camping do Pontal, no outro lado do morro. Você pode ir e voltar pelo mesmo caminho, ou fazer a travessia, subindo por um lado e terminando no outro. Caso queria terminar a trilha com um banho de mar a sugestão é terminar a trilha próximo ao camping.

É uma trilha leve, pois o morro possui apenas 168 metros de altitude. Atualmente a trilha está bem demarcada, porém a tempos atrás a partir da metade para o final, a trilha estava coberta de mato, com algumas bifurcações que não levavam a lugar nenhum e com difícil orientação.
Deixamos o carro dentro do condomínio de casas e iniciamos a subida e em menos de meia hora, após uma bifurcação, chegamos a primeira atração, uma caverna. Retornamos a trilha original e continuamos a subida até alcançarmos o cume. O visual do topo com 360 graus é deslumbrante, indescritível. Em todas as direções atrativos, lagoas, as praias da Macumba, Prainha, Grumari, do Recreio dos Bandeirantes e da Barra Tijuca, com a Pedra do Pontal, Pedra da Gávea e Pedra Bonita ao fundo. Outras atrações são as visões dos maciços da Tijuca, Pedra Branca e a Serra de Grumari bem ali ao lado.
É uma trilha de nível leve, com tempo de subida de aproximadamente 1 hora. É um roteiro com muito visual e muito utilizado por praticantes de parapente.

Morro do Rangel

Caverna na trilha

Na trilha

Na trilha

No cume



No cume, ao fundo Praia do Recreio dos Bandeirantes

No cume, ao fundo Praia do Recreio dos Bandeirantes






Bairro do Recreio



Ao fundo Morro do Caetés

Bairro do Recreio








3 comentários:

  1. Boa tarde! Da pra fazer esta trilha com uma criança de 4 anos?

    ResponderExcluir
  2. ESTOU SEMPRE AI, AGORA A TRILHA DO BARRA BONITA ESTA FECHADA PELO INEA E A DO CCB TAMBÉM SÓ RESTANDO A TRILHA MAIS PESADA E DELICIOSA QUE É A DA RUA OITO MUITO SHOW.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Quando vocês retornam da Gruta, vão para que lado até chegar ao cume?
    Eu estive lá em 2002 mas subi junto a um grupo pela Estrada do Rio Morto ao lado da Lixeira do Camping, mas não lembro mais.

    ResponderExcluir