domingo, 16 de julho de 2017

TRAVESSIA TUPINAMBÁ - RJ




A Travessia Tupinambá é a mais longa trilha ecológica da cidade de Niterói, com cerca de 6,5km pela floresta, podendo chegar a 8km, considerando as caminhadas urbanas até o início da trilha situada no bairro de São Francisco, no alto do Parque da Cidade, entre as
duas rampas de voo. Este tesouro escondido liga o Parque até a Praia de Piratininga, término da travessia. Ao longo do percurso descortinam-se belas paisagens de diferentes pontos de vista, sítios históricos, um córrego e todas as descobertas naturais que a vegetação da Mata Atlântica proporciona. A trilha apresenta um desnível de aproximadamente 500m, sendo que após uns 20 minutos de caminhada, encontramos uma placa informando um pequeno desvio para o acesso ao Mirante da Pedra Quebrada, situado a 266m de altitude, proporcionando uma linda vista da vegetação do parque e ao fundo e das montanhas do Rio.
Voltando para a trilha dirigi
mos para o principal mirante, de nome Tapera, esse é o maior percurso da travessia, que deve levar por volta de umas 2:30h de caminhada até o mirante, passando antes por vários tipos de terrenos e por uma antiga ruína. Este mirante é imperdível, pois do alto dos seus 240m proporciona uma vista incrível para as Praias de Niterói, como Piratininga, Camboinhas e Itaipú, e ainda ao fundo na serra podemos ver o Morro das Andorinhas, o Costão de Itacoatiara e a Pedra do Elefante. E de outro ângulo do mirante temos uma vista muito bonita para os Fortes de Niterói como, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, o Forte Barão do Rio Branco que abriga o Forte São Luiz e o Forte do Pico, e ao fundo a Serra Carioca onde podemos ver o Pão de Açúcar, Cristo RedentorPedra da GáveaMorro dois Irmãos de um ângulo inédito.
 Para finalizar a Travessia Tupinambá, voltamos para trilha e vamos caminhar até o final dela no bairro do Jardim Imbuí em Piratininga, o trajeto até a saída da Travessia leva por volta de 40 minutos.


DICAS
- 3 horas no máximo a duração total da aventura.
- começar cedo a trilha do alto do Parque da Cidade, pois é mais fácil e rápida, por ter mais descida. Desta forma, se quiser dar um mergulho na praia, que fica a menos de 20 min de caminhada, após o fim da trilha.
- No caminho oposto, começando por Piratininga, o início é quase no nível do mar, ou seja, nesse trajeto se enfrenta todas as subidas e descidas. Esse caminho é indicado pra se fazer à tarde e curtir um deslumbrante pôr do sol no Parque da Cidade.
- Como chegar começando no Parque da Cidade: Saindo do Rio, há alguns ônibus da empresa 1001 que chegam na Praia de São Francisco. Saindo de Niterói, pode-se chegar até a pé. A subida do Parque da cidade se inicia na rua Nossa Senhora de Lourdes. É uma grande rampa com a subida completa de 260m. Quem vai de carro pode subir de carro e deixar o carro estacionado lá em cima.


Partindo de Piratininga: A trilha começa na Rua dos Corais. No início não tem nenhuma sinalização de que é o início da trilha. Mas é fácil ver na esquina, entre duas casas, o início da subida. Vindo do Rio, primeiro chega-se ao centro de Niterói, de ônibus ou barcas. Depois, basta pegar o ônibus 39 no terminal rodoviário, até a Avenida dos Fortes, em Piratininga. A dica é pedir ao motorista pra descer na pontezinha da lagoa de Piratininga.
Ao fundo Pão de Açucar e Cristo Redentor

Praia de São Francisco

Praia de São Francisco










Nenhum comentário:

Postar um comentário