sábado, 29 de julho de 2017

TRECHO 1 DA TRANSCARIOCA – BARRA DE GUARATIBA X GRUMARI

A Transcarioca com 180 km de extensão, é um percurso que liga a Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, ao Pão de Açúcar, na Zona Sul. A sinalização foi toda padronizada, com pegadas pintadas de preto e amarelo em árvores e pedras.
A natureza ganha contornos especiais durante a passagem pela trilha. A flora se une aos animais como o tucano de bico preto. No caminho não faltam rios, cachoeiras e vistas da cidade e das praias. A grande graça é que a trilha é dividida em 25 trechos. Apenas dois estão em fase de implementação, os outros 23 já podem ser visitados. As pessoas podem fazer trechos, não precisa fazer a trilha inteira, pode escolher um fim de semana ou um dia para fazer trechos menores. Este trecho da Transcarioca possui aproximadamente 8,8 Km, sendo considerado de nível moderado e pode ser percorrido em cerca de 4 horas

Vamos relatar aqui o trecho1 Barra de Guaratiba x Grumari
Iniciamos a Trilha bem em frente a praia da Barra de Guaratiba em frente a escadaria da “santinha”, subimos por entre as casas dos moradores por um circuito familiar e seguro. Depois mais uma escada entre casas e logo em seguida sempre se orientando pelas pegadas amarelas/base preta alcançamos uma rua asfaltada a direita e mais uns 300 m, chegamos ao início efetivo da trilha. Continuamos subindo até uma bifurcação, onde você poderá escolher entre subir até a Pedra do Telégrafo ou entrar a direita seguindo as pegadas amarelas/ base preta. Para quem deseja ir até a Pedra do Telégrafo é só caminhar mais uns 700m até chegar no final da trilha da Pedra do Telégrafo. Depois é só voltar seguindo a sinalização pegadas pretas/base amarela até a bifurcação que indica praias e seguir se orientando novamente pelas pegadas amarelas/base preta. Continuando logo encontrará o Mirante do Picão a direita. Voltando novamente a trilha principal passaremos por um ponto com linda visão da Pedra da Tartaruga e mais adiante nova bifurcação, a direita trilha para a Praia dos Búzios ou Conchas e para a Pedra da Tartaruga, onde há um excelente ponto de rapel e também uma bela visão das praias. Seguindo a esquerda chega-se a Praia do Perigoso, é das praias selvagens a de mais fácil acesso, e por causa desta facilidade ela fica quase sempre lotada. Seguindo em frente aparece a terceira praia selvagem, a bela Praia do Meio, a melhor para banho. O acesso até ela se dá por uma trilha em meio a vegetação e um trecho onde é preciso usar cordas para descer beirando precipícios, nada de muito assustador, porém é preciso todo cuidado. Próxima parada Praia Funda, uma praia brava, quase sempre deserta, com areia clarinha e bem extensa, cujo acesso é um pouco complicado, mas é perfeitamente possível realizá-lo.

Da Funda até a praia do Inferno, são mais 10 minutos, passando por uma grande e famosa formação rochosa que separa as duas praias, conhecida como Pedra Lua, nome devido a sua superfície possuir várias crateras parecidas com o satélite natural da terra, que permitem a realização ótimas e criativas fotos. A última é a Praia do Inferno. Bastante frequentada por surfista por conta das altas ondas, quase sempre está sem faixa de areia e o banho não é recomendado, pois o mar é muito bravo.
Depois de muitas fotos neste paraíso, voltamos a Praia Funda e quase na metade da praia há uma saída a direita, próximo a uma velha casa, siga a trilha ali existente por entre as árvores. Agora vamos começar a subir em direção a trilha na floresta, são 1,1 km até uma bifurcação. Neste ponto pode escolher entre voltar pela “trilha expressa” retornado a Barra de Guararatiba ou continuar para Grumari. Seguindo a Trilha Principal para Grumari serão mais 1,2 km até a chegada no asfalto, final de nossa aventura e início do trecho Grumari x Grota Funda.
Para este trecho vale a pena levar roupas de banho e filtro solar, pois é aí que o caminhante tem a oportunidade de andar entre a Mata Atlântica e algumas das mais belas e selvagens praias do Rio de Janeiro, como a do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno, e mergulhar em suas águas paradisíacas. Para uma vista panorâmica dessas praias recomenda-se fazer um bate-e-volta ao topo da Pedra da Tartaruga. Outra vista imperdível é da Pedra do Telégrafo, que já ganhou fama nas redes sociais e é um dos principais atrativos do trecho. Mas tome cuidado e saiba que o local pode ficar cheio em dias de sol, especialmente nos fins de semana. Lá de cima é possível avistar de um lado a região da Barra da Tijuca e, do outro lado, a Restinga da Marambaia.
Dicas
- Para quem deseja caminhar por este trecho, é aconselhável planejar o resgate por algum veículo quando o término da caminhada for em na praia de Grumari.
- Onde comer: Há vários bares, restaurantes, pousadas, mercados e linhas de ônibus em Barra de Guaratiba. Em Grumari quase não comércio, apenas alguns quiosques.
- Pontos de água: No trajeto há poucos pontos de água. Na trilha para a Pedra do Telégrafo sempre há ambulantes vendendo alguma bebida. Na trilha para a praia do meio há uma pequena fonte de água na trilha. As fontes de água nas praias são de qualidade duvidosa e não possuem água durante o inverno que costuma ser quente na região. O mais aconselhável é levar água em abundância pois o nível de insolação é lato na maior parte do trecho.

- Como chegar ao início da trilha: Uma boa opção de transporte público é o BRT. Descer na estação do BRT de Ilha de Guaratiba, seguir a pé até o ponto de ônibus 867 que tem como ponto final a praia de Barra de Guaratiba.