domingo, 16 de abril de 2006

CUSCO E ARREDORES - PERU

Em Cusco, Qoricancha, Sacsayhuamán , Qenqo e Puca Pucara
Situada a 3.400m de altitude, Cusco, foi a antiga capital do império Inca. É uma cidade de arquitetura colonial que conserva vestígios de construções do período incaico que foi aproveitada pelos espanhóis, para construir suas igrejas e palácios. No ano de 1650 sofreu um terrível terremoto, que devastou toda a cidade, deixando somente de pé as construções Incas. Reconstruída, esta metrópole possui hoje uma boa infra-estrutura, capaz de receber gente do mundo inteiro, interessada em conhecer o que restou de um dos maiores impérios que o mundo já viu. O domingo de páscoa amanheceu frio e chuvoso, saímos para tomar café, no nosso hotel não havia “desayuno”. Seguimos pela calle Plateros e, a menos de um quarteirão, estávamos na Plaza das Armas. Chamava a atenção à grandiosidade da Catedral de Cusco, construída em estilo barroco entre 1559 e 1669, possui três enormes naves e seu formato é de uma cruz. O seu interior é todo decorado com pinturas e esculturas religiosas. Do outro lado da praça, fica a não menos grandiosa Igreja de la Campañia, construída a partir de 1576 pelos jesuítas. Era lá que ficava localizado o Palácio de Huayna Cápac, imperador supremo do império Inca. Ao redor da praça existem construções coloniais com balcões que formam uma cobertura sobre a rua. Nela funcionam inúmeras agências de turismo, lojinhas de artesanatos e restaurantes. No centro da praça fica um enorme chafariz que é rodeado por um belo e bem cuidado jardim. Enquanto tomávamos café, resolvemos que iríamos a uma agência de turismo ali perto para negociar o nosso passeio a Machu Picchu. Tínhamos uma indicação, inclusive com preço. Lá chegando, fomos atendidos por uma funcionária de nome Ada, por sinal muito simpática, que nos mostrou as opções de roteiro. Optamos por fazer o que havíamos planejado, ou seja, City tour em Cusco, passeio pelo Vale Sagrado incluindo Pisaq e Ollantaytambo e visita ao templo sagrado de Machu Picchu. Perguntamos a Dona Ada onde ficava o escritório da LAB em Cusco porque precisávamos resolver o problema do retorno ao Brasil. Ela nos informou que a loja estava fechada e que só abriria no dia seguinte às 8:00h, então resolvemos fazer o city tour naquele dia à tarde. Aproveitamos a parte da manhã para caminhar pela cidade, fazer pequenas compras e nos preparar para o city tour. Após o almoço embarcamos em um micro ônibus com vários turistas de diversas nacionalidades, cuja primeira parada foi uma visita a catedral de Cusco. Em seguida fomos conhecer a Igreja e o convento de Santo domingo, construídos num local onde se situava o mais espetacular templo Inca, o Qoricancha, dedicado ao culto do deus-sol. Lá observamos paredes originais incas, que foram aproveitadas na obra. De lá seguimos para Sacsayhuamán onde pudemos observar os enormes blocos de pedras, que alcançam até 350 toneladas, ajustados com total precisão que resistiram a vários terremotos. Diversas dessas pedras foram trazidas de pedreiras situadas a mais de 20Km de Cusco. Se transportá-las de tão longe – sem rodas – já foi uma proeza difícil de explicar, imagine o que deve ter sido encaixá-las como peças de um quebra cabeça. Coisa de Inca! O próximo local a visitar foi Puca Púcara, localizada numa colina onde ficam as ruínas dessa pequena fortaleza incaica. O conjunto de pedras conserva muros, corredores, salas, aquedutos e fontes. De lá, retornamos em direção a Cusco com uma parada em Qenqo, que era um oratório dedicado ao deus da guerra, e também visitamos um local de venda de artesanato, onde aprendemos a reconhecer a diferença entre os diversos tipos de produtos confeccionados com lã de alpaca. Já estava anoitecendo quando retornamos ao hotel.
Ver fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/