segunda-feira, 17 de abril de 2006

PISAQ E OLLANTAYTAMBO - PERU

Acordamos cedo, arrumamos as mochilas pequenas com roupas suficientes para os dois dias que iríamos ficar no vale Sagrado e em Machu Picchu. Fechamos a conta, e deixamos às mochilas grandes guardadas no próprio hotel. A maioria dos Hotéis em Cusco tem esse serviço, a guarda de mochilas enquanto os as pessoas vão a Machu Picchu. Tomamos café e seguimos para a Plaza das Armas, onde um ônibus de turismo nos levaria ao Vale Sagrado dos Incas. Conheceríamos as ruínas das cidades sagradas de Pisaq e Ollantaytambo e de lá, seguiríamos de trem para
Águas Calientes, onde dormiríamos para no dia seguinte conhecer Machu Picchu. O complexo arqueológico de Pisaq fica espalhado pela cidade, mas no alto das montanhas, é o local onde ficam os monumentos mais importantes. Para a nossa satisfação, é possível chegar lá de ônibus. Esse conjunto compreende restos de muralhas, túneis e centros cerimoniais espalhados pelas encostas. No alto fica o monumento mais importante, o templo do sol. A vista lá de cima é maravilhosa e pode-se caminhar pela área arqueológica.Uma parada para o almoço e seguimos para Ollantaytambo. A cidade fica a cerca de 100Km de Cusco e foi uma importante base de resistência contra os espanhóis. Segundo o nosso guia, na aldeia vivem os descendentes dos antigos habitantes da fortaleza, que conservam até os dias de hoje costumes herdados de seus ancestrais. Logo na entrada do sitio arqueológico fica uma gigantesca escadaria de pedra que subimos lentamente. O esforço valeu a pena! De lá podemos observar no alto de uma montanha em frente, a face de um imperador inca esculpida na rocha. O nosso guia nos levou ao templo do sol, um magnífico conjunto de seis grandes blocos de pedras de cor rosada, com cerca de 80 toneladas cada um, que foram trazido de uma pedreira a cerca de 10Km. Fiquei imaginando, como esses Incas conseguiram fazer isto!Retornamos a praça principal de Ollantaytambo, onde pegamos as nossas bagagens no ônibus, que retornaria para Cusco, nós, seguiríamos viagem para Águas Calientes. Como estava cedo (4:00h da tarde) e o nosso trem só partia às 20:00h, resolvemos ir caminhando até a estação ferroviária que ficava a mais ou menos 2Km dali. A estação de Ollantaytambo era pequena e aconchegante e, a tranqüilidade só era quebrada quando chegavam os trens procedentes de Machu Picchu entupidos de turistas que iriam dormir na cidade ou retornariam para Cusco. Faltavam pouco mais de ...
Ver fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/