domingo, 20 de setembro de 2009

GRUTA DA LAPA DOCE / CHAPADA DA DIAMANTINA - IRAQUARA - BA




Após o café da manhã, saímos para conhecer a Gruta da Lapa Doce, situada no município de Iraquara a 70 km de Lençóis, é considerada a terceira maior gruta do país, pois a Lapa Doce possui 17 quilômetros mapeados, sendo que somente 850 metros estão abertos a visitação pública. Nesse espaço, repleto de salões amplos, avista-se uma infinidade de estalactites, estalagmites, cortinas e outras belíssimas formações. Algumas foram batizadas com nomes sugestivos como Presépio, Lustre, Anjo, Leão & Sapo. A trilha até a Lapa Doce é fácil e bonita. O caminho é marcado pela vegetação de caatinga, pés de umbu e de outras frutas típicas que enfeitam a paisagem e atraem os mocós (espécie de esquilo).

Com a entrada a partir de uma bela dolina (depressão externa formada por erosão de material calcário), e uma descida de 70 metros até o interior da gruta, este conjunto faz parte de um complexo de cavernas calcárias conhecidas como Lapa Doce I, II e III. Somente nesta última é permitida a visitação, sempre com grupos de no máximo 12 pessoas, acompanhadas obrigatoriamente em todo percurso por um guia, munido de lampião e lanterna em uma travessia de quase 1 km. De acesso razoavelmente fácil, essa gruta traz em si um pouco de tudo o que as cavernas da região podem oferecer, desde as famosas estalactites (formações que “crescem” a partir do teto, pelo acúmulo de sedimentos trazidos pela água que se infiltra pelo teto da caverna) e estalagmites ( formações que “nascem” do chão, pelo acúmulo de partículas das gotas que caem do teto) a outros inúmeros espeleotemas apresentando formas sempre surpreendentes inclusive em tons avermelhados contrastando com o branco da calcita provocado pelo desmatamento na superfície, que permite a entrada de água com argila.
O passeio dura em média 1:30h e um dos pontos altos é quando o condutor apaga o lampião para os visitantes sentirem o silêncio e a escuridão do ambiente por alguns minutos. Realmente é de arrepiar! 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário