terça-feira, 22 de setembro de 2009

CAMINHADA PELOS GERAIS DO RIO PRETO E MUCUGÊ / CHAPADA DA DIAMANTINA

Era um dia muito esperado por nós, pois faríamos uma das mais belas caminhadas da chapada, a travessia Capão – Guiné, num percurso de aproximadamente 18 km de trilha, passando pelos Gerais do Rio Preto, de onde se avista o Vale do Pati que é considerado um dos mais belos do Mundo, até chegar ao Beco do Guiné, na face ocidental do parque. Nessa manhã tivemos duas surpresas: A primeira foi um belíssimo café da manhã preparado pelo nosso guia, motorista, fotografo e agora cozinheiro Edinho, a segunda, infelizmente não foi boa, pois tivemos que abortar essa caminhada, devido às fortes chuvas que caíram neste
dia. Optamos então por um transfer até o povoado de Guiné. Chegamos com o tempo bem melhor e, com todos os apetrechos para um trekking, começamos a subida do Beco do Guiné, por onde tentaríamos chegar ao Gerais do Rio Preto. Já na metade do caminho, uma tempestade com chuva intensa e fortes ventos nos pegou novamente, mesmo a assim continuamos na esperança do tempo melhorar, mas quando chegamos ao topo do Beco o tempo piorou e a decisão tomada foi voltar, pois não teríamos visual nenhum com aquela tempestade. O Vale do Pati ficará para outra oportunidade. Já na Vila de Guiné, todos encharcados e com muito frio, trocamos de roupa e partimos para Mucugê, pois não poderíamos perder tempo. Já na entrada da cidade visitamos um local com pinturas rupestres nas rochas e a seguir fomos para a pousada. Depois de um banho e de pendurarmos roupas e botas para secar, saímos para perambular e conhecer a cidade de Mucugê, aproveitando o restinho de tarde que ainda tínhamos. É uma cidade tranquila, com ruas bem limpas, e que preserva bastante seu casario dos áureos tempos dos garimpos de diamante.
Ver fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/