quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CACHOEIRA DO BURACÃO / CHAPADA DA DIAMANTINA

Este é um dos melhores passeios da viagem à Chapada Diamantina. A Cachoeira do Buracão ainda não é tão explorada quanto os outros pontos turísticos principalmente por causa de seu acesso complicado. Saímos cedo de carro da pousada, em direção ao Município de Ibicoara, no extremo sul do Parque Nacional, mais de 200 km, ida e volta, para conhecer a Cachoeira do Buracão, localizada dentro do Parque Natural Municipal do Espalhado. No meio do caminho pegamos o guia de nome Tom, gente muito boa, pois
para entrar no parque só com guia credenciado e da região. O Parque Natural Municipal do Espalhado se destaca entre os atrativos naturais do município com diversos rios, canyons e cachoeiras. É uma Unidade de Conservação com uma área de 611 ha, a 30 km da sede do município. Sua principal atração é a cachoeira do Buracão, considerada uma das mais bonitas de toda a Chapada da Diamantina. Dentro do parque pegamos uma trilha totalmente plana em piso rochoso ao lado do leito do rio com cerca de 6 km ida e volta. A trilha oferece uma paisagem deslumbrante com remanescentes de mata e vegetação rupestre em trechos da Serra do Sincorá e repleta de paradas para banho, destacando-se o rio Espalhado, formado pelos rios Mucugezinho, Riachão e Jubiara e as cachoeiras do Buraquinho, das Orquídeas e a do Espalhado. A trilha segue tranqüila até chegar a um cânion que descendo, nos leva à cachoeira do Recanto Verde, uma cachoeira que não tem rio e nem poço, a água saí de dentro de uma parede e corre por baixo das pedras, fantástico. E logo a
seguir paramos num belíssimo recanto com um rio de águas escuras, porém limpíssimas, que corre entre canyons estreitíssimos e altos, um lugar totalmente selvagem. Nesta parada, há duas opções para chegar a Cachoeira do Buracão, ir “escalando” os paredões ou cair na água e nadar contra a correnteza. Optamos primeiro em cair na água (no local ficam coletes permanentemente). É indescritível a sensação de estar nadando naquele local entre os paredões de quase 100 m de altura, ate chegar ao grande lago, com profundidade de até 50m, e se deparar com aquela queda d’água monstruosa, despencando lá de cima. É de ficar boquiaberto, sem palavras, somente a mãe natureza a nos brindar com esse visual. Nadamos até bem próximo da queda, porém não entramos embaixo dela, pois a vazão é muito grande, sendo perigoso. Voltamos pelas pedras, atravessamos uma pinguela, sempre apreciando os paredões e o rio correndo em direção a outras cachoeiras com certeza. Lanchamos ali mesmo, e subimos para ver o Buracão de cima. Chegamos bem perto da queda, e olhando para baixo percebemos naqueles paredões rochosos em formato circular que se assemelham a um enorme buraco, tragando as águas da cachoeira com a força de seus 85 metros de altura, o por quê do nome buracão. Um espetáculo, simplesmente fantástico! Na volta, ainda na trilha, tomamos um banho refrescante nas cachoeiras, e retornamos a Mucugê para jantar e pernoitar. Quem for à Chapada tem que obrigatoriamente visitar a Cachoeira do Buracão, um lugar imperdível e de uma beleza ímpar.
Ver fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/