sábado, 5 de maio de 2012

CACHOEIRAS ALMACÉGAS I E II / PORTAL DA CHAPADA - GO

Pela manhã, saímos em direção a São Jorge e a cerca de 8km da estrada entramos na Fazenda São Bento onde ficam duas belas cachoeiras formadas pelo Rio Almécegas. Carro estacionado, pé na trilha em direção a Cachoeira Almécegas I, uma pequena subida no início e depois parte plana e logo chegamos a um mirante, de onde se tem uma visão encantadora da cachoeira despencando do alto de um paredão de 50 metros e caindo num cânion, formando uma bela piscina natural para um bom banho. Levamos aproximadamente meia hora de caminhada até este ponto. Tiramos fotografias e encaramos uma descida bem acentuada e escorregadia até a piscina. A água estava muito gelada e ninguém teve o atrevimento de entrar na água, principalmente o Fernando, vai ter medo de água assim lá em Sampa, meu. Exploramos e curtimos o local por alguns minutos e resolvemos encarar novamente a trilha, só que agora subindo, o Véião Armando bufava a minha frente, kkkkkk. Seguimos por uma trilha alternativa e alcançamos a parte de cima da cachoeira, de onde se tem um ângulo diferente e por onde caem às águas, uma fascinante visão de todo conjunto. Fomos ao local onde é realizado rapel, pena que neste dia não tinha a atividade devido ao pouco número de participante, fica pra próxima. Após algumas fotos seguimos para a Cachoeira Almécegas 2, uma trilha realizada totalmente no plano bem fácil, A cachoeira é formada de uma série de degraus de pedra e em um ponto a queda d'água forma uma hidromassagem. Mesmo com a água gelada quase todo grupo tomou um gratificante banho, pois o nosso amigo sol não dava trégua. Lanchamos na cachoeira e apressadamente seguimos para outro ponto da fazenda onde realizamos uma aventura com muita adrenalina, o Voo do Gavião.. É uma das maiores tirolesas do Brasil e o desafio consiste em deslizar 850m, tendo uma privilegiada visão panoramica de todo vale, sob dois cabos de aço paralelos, tencionados entre a Serra Almécegas com 1265m de altitude e o morro do Mirante da Fazenda São Bento com 1210m de altitude. Pagamos a aventura, colocamos todos os equipamentos necessários para total segurança e seguimos para o local da descida. O primeiro a descer foi o Fernando, em seguida eu e por último o Herbert. O Véião não participou, disse que ia ficar filmando, acho que tremeu na base mesmo. Hehehehe. Gente vale muito participar desta aventura, é simplesmente sensacional. Posteriormente fomos para outra fazenda, a Portal da Chapada onde contemplamos parte da rica flora do Cerrado com identificação, caminhando 2400m sobre sua trilha de  madeira suspensa construída dentro de uma mata de galeria. No final da trilha, um agradável banho na maravilhosa piscina natural da Cachoeira São Bento formada pelo Rio dos Couros, onde é disputado anualmente campeonatos de polo aquático. Realizamos um total de 6 km de caminhadas e retornamos à pousada. Saímos à noite para mais uma almojanta e podemos observar melhor o céu de Alto Paraíso com milhares de estrelas a salpicar o azul do firmamento, que juntamente com uma super lua cheia nos deixaram boquiabertos. Um colírio para os nossos olhos.

Ver fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/