quarta-feira, 2 de maio de 2012

VALE DA LUA/SALTO DO RAIZAMA/MORADA DO SOL - CHAPADA DOS VEADEIROS - GO

Acordamos cedo na bela pousada com o canto e tilintar de vários pássaros e após um bom café da manhã, saímos com o Marcio e o casal de amigos por volta das 09:00h em direção ao vilarejo de São Jorge, que fica a 36 km de Alto Paraíso, sendo23 de asfalto e 13 de terra batida, e neste percurso visualizamos da janela do carro no horizonte o fantástico Jardim de Maytrea, com seus campos floridos e veredas, onde a natureza plantou buritis e indaiáis com o morro da Baleia e do Buracão ao fundo. Realizamos a primeira parada para fotos ao observamos dois casais de araras “namorando” nos ninhos construídos nos topos dos troncos de buritis, realmente um lindo espetáculo que a mãe natureza nos proporcionou. Deixamos o asfalto, entramos numa estrada de terra e paramos numa propriedade particular, onde percorremos uma pequena trilha para o Vale da Lua de aproximadamente 1200m no total, depois passamos por um pequeno trecho de mata até chegarmos ao rio São Miguel, onde exploramos todo seu leito, conhecermos suas impressionantes e exóticas formações rochosas talhadas milhões de anos pela força das águas do rio. Apesar da água gelada tomamos um gostoso banho em uma de suas piscinas. O lugar é realmente diferente e um dos principais cartões-postais da Chapada. Partimos para a Morada do Sol, e após o estacionamento localizado na entrada da propriedade, pegamos uma trilha de no máximo meia hora até o rio. Primeiro chegamos a uma piscina natural formada também pelo rio São Miguel, rodeada por lajes de pedras polidas pelas águas, possuindo ao fundo uma pequena cachoeira com belas quedas, proporcionando uma gostosa hidromassagem. Saindo da Morada do sol pela mesma trilha pegamos juntamente com o Márcio o caminho para o Vale das Andorinhas, que nada mais é do que a continuação do rio, aproximadamente 500 metros à frente costeando o rio pelos cânions onde se deve ter um pouco mais de cautela devido a trilha ser bem acidentada e escorregadia, pois a nossa amiga Margareth quase sofre um grave acidente no local. Ao chegar ao final da trilha um visual maravilhoso do rio que desce com força total pelos cânions formando belas quedas de água. Retornamos ao início da trilha e saboreamos o delicioso lanche de trilha. Próxima parada, Sítio Raizama. Caminhamos cerca de 20 min por campos floridos, cheios de sombreiros, flor do cerrado e chuveirinhos e no final, descemos uma trilha íngreme para chegar numa pequena cachoeira do Córrego Raizama, uma boa opção de banhos para todas as idades, chamada "hidromassagem", tiramos algumas fotos e seguimos caminho descendo pelo cânion formado pelo rio que pouco adiante chega ao Salto Raizama, despencando de uma altura de 40 metros no rio São Miguel. a gente seguiu por uma trilha com engenharia peculiar escavada na rocha ao longo do rio que permite um belo visual do Cânion do rio São Miguel. É engraçado como o rio nesse trecho é tão diferente do Vale da Lua, que fica a poucos quilômetros dali. Descemos até um ponto onde o rio passa quase escondido pelas rochas escavadas e tomamos o caminho de volta para sair do cânion, a trilha é curta, porém íngrime, mas depois fica mais suave quando a gente atravessa o campo de volta à entrada do sítio. Como queríamos assistir o pôr-do-sol no Jardim de Maytrea, saímos apressados do local, e o astro-rei não nos decepcionou, brindando a gente com uma variedade de alternativa para belíssimas fotos, um verdadeiro espetáculo da natureza. Retornamos a pousada e após um bom banho saímos para jantar. Total aproximado das caminhadas do dia: 6 Km.

Ver fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/