sexta-feira, 4 de maio de 2012

CANYONS E CACHOEIRA DAS CARIOCAS - PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS / GO

Após o café da manhã, saímos de Alto Paraíso em direção a São Jorge com o tempo totalmente encoberto, pensamos certamente que iríamos pegar chuva e frio na trilha, então levamos roupas para o frio e anorak, puro engano, na metade da estrada sol de rachar. Trilhamos novamente no Parque Nacional agora em direção aos cânions cortados pelo Rio Preto, desta vez sem o Odin e a Margareth que preferiram subir o Morro da Baleia. Caminhamos basicamente em terreno plano durante bom tempo conhecendo melhor a flora do Cerrado, com campos cheios de canelas de ema, chuveirinho e muitas outras flores e as interessantes formações geológicas. No caminho atravessamos riachos com águas totalmente límpidas através de pequenas pontes até chegarmos ao nosso primeiro destino, o cânion2. Não podemos conhecer o cânion1, pois segundo o nosso guia Marcio está proibido à visitação em razão de existirem no mesmo, ninhos do pato mergulhão, animal que consta na lista de extinção do IBAMA. Este pato especializou-se em utilizar sua visão para caçar presas vivas com um longo bico serrilhado em extensos mergulhos. Para isso, necessitam de águas límpidas e transparentes. O canion2 é lindo, subimos algumas pedras e na parte superior observamos a montante o belo visual do rio que corre em direção ao cânion e olhando a jusante um grande volume de água atravessando caudalosamente o estreito cânion e formando uma piscina natural. Ficamos encantados com o lugar e imaginando como seria na época das chuvas quando todos os rios ficam muito mais cheios. Descemos, banhamos naquela água transparente do lago, curtimos a beleza do lugar, lanchamos e seguimos para a Cachoeira das Cariocas. Outro lugar de rara beleza formado também pelo Rio Preto. A caminhada até a Cachoeira das Cariocas, também chamada Carioquinhas, tem no final da trilha uma descida íngreme que exige concentração e cuidado. A Cachoeira agrega uma grande e bela piscina, sendo considerada por muitos, a mais gostosa cachoeira do Parque. É um lugar perfeito para quem gosta de ficar ao sol, de nadar em águas profundas e se encantar com belas paisagens. Tomamos um refrescante banho nas várias quedas formadas pela Cachoeira e aproveitamos os vários locais de hidromassagem para relaxar um pouco, pois ninguém é de ferro. Pegamos a trilha de volta, percorrendo no dia um total aproximado de 10 km e a seguir retornamos à pousada.

Ver fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/