domingo, 6 de maio de 2012

CATARATAS DO RIO DOS COUROS - CHAPADA DOS VEADEIROS - GO

No nosso roteiro original constava visita ao Poço Encantado e Cachoeira Água Fria. O nosso guia no dia anterior teve a percepção de que gostaríamos ter como despedida uma atividade com mais adrenalina, então sugeriu a Cataratas dos Couros, o que foi aceito prontamente por todos. Pela primeira vez todo grupo saiu do eixo Alto Paraíso/São Jorge, e partimos em direção a Brasília, e depois de percorrer 20 km em 30 minutos deixamos o asfalto para realizar durante aproximadamente 01:30h um autentico off Road de cerca de 30 km por uma estrada de terra pelo alto da Serra de São Vicente até o local onde o Márcio estacionou o carro. No percurso observamos a flora e a fauna do Cerrado e um belo visual das montanhas que nos acompanhavam de longe, nos transmitindo uma energia extra e muita paz interior. Depois caminhamos aproximadamente 1 km por uma trilha plana, tirando muitas fotos das flores do Cerrado, ficamos impressionados com a quantidade e a beleza das flores até o início das quedas. Praticamente não andávamos mais que 10 minutos sem parar para fotografa-las, não bastando às flores, havia uma enorme variedade de cores de liquens nas pedras. Na primeira queda, a Cachoeira da Muralha, a água desce em vários pontos de um enorme paredão de pedra, mais parecendo uma muralha, formando três poços e uma pequena ilha logo abaixo. Não paramos nela, pois o sol que nos castigava estava bem a sua frente, impossibilitando boas fotos. Seguimos sempre rio abaixo margeando o rio dos Couros, sendo que a dificuldade ia sempre aumentando no caminho. Uma infinidade de corredeiras e maravilhosos poços de tamanhos e profundidades diferentes com águas cristalinas apresentavam-se a nossa frente a todo instante, nos convidando para um refrescante banho em cada um deles. A próxima cachoeira foi a da Franja que somente o Márcio, Eu e Herbert descemos na volta para conhecê-la, muita linda também. A trilha termina na Cachoeira do Bujão, onde paramos para tomar banho e lanchar. Ainda mais abaixo, descendo pelas pedras, o Márcio e o Herbert chegaram a um mirante para ver a última e maior queda do Rio dos Couros, a Cachoeira do Parafuso com uma grande de queda, a água despenca da pedra em direção ao fundo do cânion gigante. A trilha termina por ali e não é possível chegar à base dessa cachoeira. Retornamos a trilha, paramos na Cachoeira da Muralha para o último banho nas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. Apenas uma curiosidade, a Cataratas dos Couros é formada por uma sequencia de quatro grandes cachoeiras e possui esse nome em virtude dos caçadores de veados campeiros utilizarem o rio para a limpeza do couro de suas caças. Seguimos até onde estava o carro, num total aproximado de 4 km e voltamos para a pousada. Jantamos, deixamos toda bagagem arrumada e passamos a última noite em alto do Paraíso.

Tínhamos uma grande curiosidade em conhecer a Chapadas dos Veadeiros em Alto Paraíso, pois reunia todos os requisitos, ou seja, lugares de rara beleza, misticismo e principalmente aventuras e estava na nossa lista de viagens inesquecíveis. Com esse pensamento na bagagem embarcamos para o Cerrado e acertamos a escolha em cheio na mosca, ou melhor, na flora, na fauna, nos passeios, em tudo enfim. Como descrever em palavras a beleza desse lugar indescritível, não existe palavras, só mesmo estando presente. Ficamos encantados pela natureza da região, que guarda mais que beleza em seus chapadões, cânions, serras, vales, cachoeiras, vida animal e vegetação. Guarda magia, luz, paz e muita energia. Percebemos a mistura de várias “tribos”, formadas por místicos e esotéricos, em busca de uma vida alternativa, além é claro de ecologistas e aventureiros, todos buscando uma sintonia com a natureza e fazendo desse local uma cidade única, mágica e muito especial. Ali apenas o cantar e o tilintar dos pássaros em revoadas constantes, o brilho das estrelas, além do som das cachoeiras que "incomodam"demais, hehehehehe. Ah, que saudade das paisagens inesquecíveis do cerrado, das veredas cheias de buritis, dos campos de flores e rupestres, das matas ciliares e de galeria, do cheiro do mato, da flora que encanta com suas espécies exóticas e coloridas, da diversificada fauna, do pó da estrada, de um céu único para apreciar o nascer e o pôr do sol, a lua e as estrelas, além da alegria de estar com amigos naquele lugar especial. Ah, quanta vida visível e invisível se esconde naquelas formações rochosas, formada por quartzitos com afloramentos de cristal de rocha. Galera andar pelo cerrado é um dos maiores e mais completos prazeres do homem em sua relação com o meio ambiente e se o local ainda oferecer belíssimas atrações, podemos dizer que ele se aproxima da visão do paraíso. Gostaríamos de agradecer ao nosso guia Márcio, pela paciência e educação que teve e pelo conhecimento de todas as coisas relativas ao cerrado que foram passadas ao grupo. Agradecimentos também ao pessoal da Pousada Recanto da Grande Paz pela dedicação e presteza em todos os momentos de nossa estadia. Temos consciência que ainda muito mais para conhecer por lá, por isso um retorno não está fora dos nossos planos. Amei cada momento passado na aventura, um dia volto Chapada dos Veadeiros, um dia eu volto ao paraíso, ou melhor, ao alto do paraíso.

Ver fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/