quinta-feira, 3 de maio de 2012

SALTOS DO RIO PRETO - CHAPADA DOS VEADEIROS - GO

Após o café da manhã, todo grupo saiu para a primeira trilha efetivamente dentro do Parque Nacional, seguimos pela Estrada Parque GO 239 até o charmoso vilarejo de São Jorge, porta de entrada para visitação ao parque. Quando chegamos ao vilarejo, tivemos a impressão de estarmos totalmente isolados do mundo, um pedacinho perdido na imensidão do cerrado. Com apenas 16 ruas São Jorge foi criada na época do garimpo, pois a Vila antes vivia a base da extração do cristal de quartzo, porém com a proibição do garimpo na região, muitos garimpeiros não tiveram outra alternativa,  a não ser a de guia de ecoturismo. Na portaria do parque após os tramites legais para entrar, iniciamos nossa caminhada precisamente as 09:40h sob um sol escaldante, gente como o astro-rei maltrata nosso pobre esqueleto neste paraíso, praticamente toda trilha é coberta por pedaços de cristais de quartzo, o que faz elevar ainda mais a temperatura, então para compensar esse calor não esqueça o boné, protetor solar e água, muita água. Hehehehehe. A trilha mostra diversas formas de cerrado de altitude, entre campos rupestres e matas de galeria e no início apresenta pequenos trechos de sobe e desce, depois um longo trecho plano e no fim uma boa descida até chegar ao mirante do Vale do Rio Preto. O visual do mirante é muito bonito, com o Rio Preto recortando lá embaixo a mata e descendo entre cânions, muitas fotos foram tiradas ali. Seguimos mais um pouquinho adiante e nos deparamos com um dos principais cartões postais da Chapada, os Saltos do Rio Preto, as mais impressionantes quedas da chapada, realmente um cenário de tirar o fôlego, um momento de rara beleza, as águas do rio despencam de enorme paredão através de dois saltos. O salto1 com 120 metros abriga um belo mirante, enquanto o Salto2 com 80m forma a maior piscina natural da região, com 300 metros de diâmetro, onde nos deliciamos com um refrescante banho.  Lanchamos ali mesmo e na volta da trilha, ainda debaixo de um sol intenso, passamos nas hidromassagens naturais das Pedreiras formadas pelo Rio Preto para recompor as energias através de reconfortante banho e gostosas hidromassagens proporcionadas pela corredeira do rio. Logo a seguir retornamos a porta de entrada do parque perfazendo um total aproximado de 10 Km de caminhada. Na volta à pousada passamos antes em um local, denominado por nós como Paraíso do PSDB, devido a grande concentração de tucanos, galera como tem tucano nesse lugar, que voam para aqueles arvoredos ao entardecer para passar a noite. Lógico, ficamos extasiados e dezenas de fotografias para nosso delírio foram tiradas. Retornamos a pousada e saímos para mais um almojanta no Tapindaré.

Ver fotos e relatório na íntegra dessa aventura no sitehttp://toperambulando.com.br/