sexta-feira, 25 de setembro de 2015

LADEIRA DO IMPÉRIO / ANDARAÍ / POÇO AZUL - VALE DO PATI / Chapada da Diamantina / BA



Acordamos bem cedo, às 5:00hs, tomamos café às 05:30 e às 06:00 deixamos a casa do Sr. Jóia para cumprir a última etapa do trekking pelo Vale do Pati, com 18 Km. Ansiosos pelo fim da jornada, mas triste por deixar para trás aquele lugar mágico que nos trará belas recordações. A preocupação em sair tão cedo tinha um objetivo, queríamos chegar a tempo em Andaraí para ver os raios do sol à tarde, no Poço Azul.
No início atravessamos uma imensa pinguela sobre o rio Pati e logo já estávamos encarando a longa, famosa e cansativa subida da Ladeira do Império. Começar a caminhar de manhãzinha tem seus encantos, temperatura amena e a beleza do sol iluminando os paredões da serra pouco a pouco. Foram cerca de 3 horas de subida numa espécie de escada de pedras, feita provavelmente por escravos na época do ciclo do diamante e/ou do café, até a chegada a um mirante no topo do morro. Posteriormente iniciamos uma imensa descida de 9 km pela Ladeira do Império até a cidade histórica de Andaraí, destacando a vista para o Marimbus (o pantanal da Chapada), passando antes por antigos campos de mineração, de onde foram retirados muitos diamantes, antes da região ser transformada em Parque Nacional.
Durante todo o trajeto até Andaraí a gente topou com nativos que utilizam mulas para carregar mantimentos para as casas que ficam dentro do parque. Já cansados pelo esforço e pelo sol forte, chegamos à Cidade de Andaraí, após 4,5 horas e realizamos uma pequena parada em uma sorveteria local. A van da agência já nos esperava para seguirmos viagem até o município de Nova Redenção, para fecharmos a travessia com chave de ouro, com um gostoso mergulho no Poço Azul. Depois seguimos para o pernoitar em Mucugê.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário