sábado, 19 de setembro de 2015

TRAVESSIA PAI INÁCIO X VALE DO CAPÃO - CHAPADA DA DIAMANTINA / BA

Saímos de Lençóis as 8:30h de carro e nos dirigimos por 25 Km até a BR 242, bem próximo a base do Morro do Pai Inácio. Lá começamos o nosso trekking de aproximadamente 16 km até o Riachinho no Vale do Capão. De cara curtimos o famoso visual do vale do cercado e da serra dos Três irmãos.
 É uma linda travessia, moderada, em grande parte realizada em terreno plano, caminhando nos campos gerais do Morrão, com um pequeno declive no meio do trajeto, onde é necessário cruzar um rio, porém é uma trilha longa. Durante todo percurso ficamos bastante expostos ao sol, o astro-rei não deu moleza, pois a trilha é bem aberta, mas em compensação desfrutamos de belos visuais do Pai Inácio em vários ângulos, do Morrão, com seus 1.418 metros de altitude, em cujas encostas surge uma das nascentes do rio Mucugezinho, da Serra dos Cristais, do Sobradinho, Morro do Camelo, e das serra da Cravada e do Mucugezinho. A primeira vista é dos 3 irmãos, visual lindíssimo de uma sequência de 3 montanhas, sendo a última delas o Morrão. um dos atrativos mais famosos da Chapada Diamantina.
Quando chegamos próxima a base do Morrão, paramos no poço das Águas Claras, um oásis em meio a um cenário tão adverso, ponto obrigatório para o lanche e um refrescante banho nas suas piscinas naturais de águas cristalinas, formada pelo rio Mucugezinho. Após o lanche e do delicioso e relaxante banho, continuamos nosso trajeto seguindo em direção a Vila do Capão por mais duas horas, sempre caminhando entre várias serras, em companhia de paisagens incríveis, com destaque para a diversidade de vegetação, que variava entre cerrado, caatinga, lembrando bastante uma savana e espécies remanescentes de Mata Atlântica, compondo um dos mais belos cenários da Chapada Diamantina. Finalizamos num local onde um carro nos esperava para nos levar a pousada em Palmeiras. Esta travessia é uma trilha imperdível para quem deseja ter o máximo contato com a natureza e é recompensada pela deslumbrante vista das serras da chapada e pelo revigorante banho em Águas Claras.

DICAS
- Como chegar: são 30 minutos de carro a partir de Lençóis até o começo da trilha.
- Usar filtro solar, pois a trilha é bem exposta ao sol
- Para quem quiser chegar ao topo do Morrão, é melhor procurar um guia, pois não há trilha bem definida.
- Onde ficar em Palmeiras: Hotel Albergue Caminhos da Chapada. Ótimo custo/benefício.
- Onde comer: Hotel Albergue Caminhos da Chapada. Ótima comida e ótimo preço.

Pai Inácio

Fabiano em Águas Claras

Galera próximo do Morrão

Morrão de outro ângulo

Chegando ao fim da trilha