sexta-feira, 18 de setembro de 2015

LAPA DOCE - CHAPADA DA DIAMANTINA / BA

Saímos do complexo da Fazenda Pratinha e seguimos para a Lapa Doce, também no município de Iraquara, onde almoçamos.
O complexo da Lapa Doce é um dos mais famosos do município, e é a terceira maior gruta do Brasil, formado pelas grutas denominadas Lapa I, II e III, possuindo cerca de 17km mapeados, porém somente dois percursos são liberados, um com cerca de 850m e outro com um nível maior de dificuldade, com uso obrigatório de capacete e lanterna. Optamos pelo primeiro, pois nosso tempo estava um pouco apertado.
Todos munidos de lanterna e lógico, máquina fotográfica, realizamos uma trilha de aproximadamente 10 minutos para chegar até uma bela dolina onde existe uma gigantesca abertura para entrada da gruta. Em todo percurso fomos acompanhado por um guia local de nome Raimundo, que nos deu uma verdadeira aula sobre toda biodiversidade local e de grutas e cavernas.
Entramos na gruta passando por salões gigantescos, sempre respeitando as sinalizações e andando na trilha marcada e observamos existência de inúmeras formações de estalactites, formações que pendem do teto da gruta pela consolidação do carbonato de cálcio e estalagmites, formações que se elevam no solo da gruta pela consolidação do mesmo carbonato que cai no chão. É comum também a presença de colunas, quando as estalactites e as estalagmites se encontram e de cortinas, além de outras formações exóticas e de rara beleza moldadas pela natureza ao longo dos anos, lembrando leão, anjo, seio, dinossauro, em tamanho natural, e até um presépio de formato rochoso, algumas apresentam tonalidade branca que contrastam com tons
avermelhados da argila. Continuando ao chegarmos ao salão principal, que mede mais de 70m de altura e 60 metros de largura, o guia nos reservou uma surpresa, pediu a todos para apagar as lanternas, e aí ficamos na escuridão total em silêncio, sentimos uma incrível energia do lugar e ouvimos apenas o som de gotículas caindo no chão. Sinistro, hehehehe.
Concluindo o passeio da fácil e bonita trilha, chegamos ao final da outra abertura em aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Dicas
- O percurso de 850m é feito em aproximadamente 1:30h.
- Restaurante na Lapa Doce: Almoço com bufet livre a R$25,00 p/pessoa.
- Complexo com boa infra-estrutura( banheiros e restaurante).
- Entrada para visitar a Lapa Doce: R$ 25,00 p/pessoa.
- Obrigações com o Meio Ambiente na Gruta da Lapa Doce: Leve seu lixo
- Horário de funcionamento: 8:00 as 18:00 durante todo o ano
- É obrigatório a contratação de um guia.
- Na trilha mais longa só é permitido a entrada com capacete e lanterna (eles oferecem no local).

- Como chegar a Gruta da Lapa Doce: Saindo de Lençóis, pegar a BR-242 e seguir sentido Iraquara, após encontrar uma bifurcação na estrada sentido Palmeiras ignore a mesma e siga sentido Seabra. Neste trecho terá uma entrada a direita com uma placa indicando as Grutas da Torrinha e Gruta da Lapa Doce, siga as placas até a Gruta da Lapa Doce.