sexta-feira, 18 de setembro de 2015

POÇO DO DIABO - CHAPADA DA DIAMANTINA / BA

Saímos da Gruta da Lapa Doce e na volta para Lençóis paramos o carro na beira da estrada num pequeno restaurante com a finalidade de aproveitar o finalzinho da tarde para conhecer as cachoeirinhas do Rio Mucugezinho e o Poço do Diabo. Este restaurante além de servir como base para
este passeio é um ótimo lugar para degustar doces e comidas típicas, beber e comprar artesanato local.
Pegamos uma descida na trilha, passando por pequena ponte sobre o Rio Mucugezinho, por uma série de quedas de água, que são ótimas opções para banhos e alguns mirantes e após uns 20 minutos chegamos a Cachoeira do Poço do Diabo, onde paramos para relaxante e revigorante banho em suas deliciosas águas, apesar de um pouco gelada. O Poço do Diabo é formado por uma bela cachoeira que cai de 5 metros formando um grande lago cuja profundidade varia de 2 a 4 metros.
Todos que visitam este poço perguntam qual o motivo de um lugar tão bonito ter esse nome. Dizem os guias da região que há muitos anos havia uma superstição em torno da poço de que quem caía na garganta da cachoeira só aparecia no dia seguinte. Por isso, o local começou a ser considerado maldito e ganhou esse nome. O fato de os corpos desaparecerem, de acordo com os guias, deve-se à alta concentração de ferro da água.
Neste local também em época de alta temperada é colocado um cabo a 18 m de altura com 70m de comprimento para realização de tirolesa e rapel numa pedra com 22 metros de altura.
Curtimos por algum tempo o local e próximo das 18h retornamos a pousada em Lençóis.

Dicas
- Como chegar: BA012, até o entrocamento da BR242, sentido à Brasilía, fica à 20km de Lençóis, mais ou menos, 30 minutos de carro. A entrada é gratuita.
-  Grau de dificuldade: Trilha leve.