quarta-feira, 6 de novembro de 2013

GOKIO / TAGNAG - NEPAL - Trekking ao Campo Base do Everest

Mais um dia com temperatura baixíssima, acordamos e saímos utilizando os crampons, equipamento necessário para caminhar com segurança na travessia de trilhas cobertas com neve e gelo, e por ser uma caminhada mais curta, saímos um pouco mais tarde do lodge, pegamos uma pequena subida de onde obtivemos uma visão espetacular dos lagos, seguindo depois para leste em direção ao glaciar do Cho Oyu, onde passamos por pequenos lagos formados pelo degelo das montanhas. Cabe ressaltar que na passagem por uma das Morenas Laterais, que são depósitos de sedimentos, os sherpas gritaram para que corrêssemos, pois estava ocorrendo um deslizamento de pedras soltas das encostas, causado pela constante movimentação do glaciar. Mesmos cansados saímos numa verdadeira correria pela trilha coberta de neve, o que custou a quebra de um de meus stickes(bastão de caminhadas) e crampom danificado. Posteriormente atravessamos o glaciar de Ngozumba e após 3 horas de caminhada, chegamos ao nosso abrigo em Tagnag, a 4700 metros onde pernoitamos. Com muita sorte consegui comprar no lodge outro bastão, pois sem ele não sei como seria minha performance na caminhada do dia seguinte na travessia do Passo, considerado o dia mais difícil de toda trilha.
Ver mais fotos, dicas e relatório na íntegra dessa expedição no site:http://toperambulando.com.br/