domingo, 3 de novembro de 2013

KUNDE / DOLE

5º Dia :  Kunde / Dole (4.000m)
Expedição ao Campo Base do Everest
Cedo tivemos uma notícia que um dos integrantes do grupo encerraria sua participação no trekking, por sentir-se mal a alguns dias e não apresentar nenhuma melhora, e por avaliação própria achou que poderia piorar nos dias seguinte e decidiu voltar. Um dos sherpas foi designado para acompanhá-la até Lukla e nos despedimos após o café da manhã, com uma sensação de perda para todo grupo.
Noite mal dormida, não acordei legal, porém resolvi seguir em frente, na saída do vilarejo de Khunde, pegamos um bom trecho de trilha bem plana ate a aldeia de Kunjung, o que me fez recuperar um pouco, e onde passamos por algumas lojinhas e numa delas paramos para experimentar uma deliciosa torta de maçã. Neste local também pode ser interessante visitar o museu onde está exposto um suposto crânio de yeti, o pé grande ou abominável homem das neves do Himalaia. Continuando a caminhada separamos definitivamente da trilha que leva diretamente ao Campo Base do Everest e pegamos uma trilha em direção aos lagos de Gokio, subimos uma longa e estreita trilha que nos levaram até um pequeno passo bem no alto da montanha, de onde obtivemos uma bela vista panorâmica de toda região, inclusive do monte Lhotse, um dos mais altos do mundo, do Thamserkur e do Katenga. Descemos depois um bom trecho até o fundo do vale do rio Dudh Kosi e próximo as suas margens almoçamos. A esta altura do campeonato eu já me sentia totalmente recuperado, acho que o incentivo e o bom humor do grupo, cada vez mais coeso, afetou positivamente meu estado físico e psicológico. Após o bom almoço, acho que estava com muita fome, pois não tinha me alimentado adequadamente no jantar, pegamos a trilha novamente e seguimos sempre subindo pela encosta esquerda do Vale de Gokio que nos reservou visuais incríveis, com florestas de rododendros, a flor rosa que é símbolo do Nepal, que infelizmente não estava na época e picos cada vez mais abruptos e altos. Ama Dablam, uma das montanhas mais lindas do Himalaia, acompanhou-nos boa parte do caminho. Também foi possível enxergar o próprio Everest, Lhotse e Cho Oyu, todos com mais de 8.000 metros. Chegamos após 5 horas de caminhada ao nosso destino neste dia, o Lodge Resort Dole a 4000 metros de altitude. Neste dia, caminhando fora da trilha tradicional para o Acampamento base percebemos um número bem reduzido de montanhistas, carregadores e até mesmo de iaques transportando mercadorias.