sábado, 2 de novembro de 2013

THAMO / KUNDE - NEPAL (3.700m)


Expedição ao Campo Base do Everest
Deixamos Thamo divididos em dois grupos, a turma que ia fazer o trecho íngreme em off road com Manuel Morgado e o outro grupo que seguiria pela trilha demarcada, a rota tradicional, com um ganho de altitude mais suave. Eu e Herbert, juntamente com outros amigos preferimos a última opção, julgamos não ser necessário um desgaste físico maior nos primeiros dias de trilha que poderia comprometer nosso objetivo no final do trekking.
Após a saída do lodge andamos quase 2,5 horas até chegarmos a uma pista de pouso bem rudimentar em Syangboche, que atualmente é utilizada somente por helicópteros. Ali obtivemos belas fotos do Everest e do Ama Dablam, que é considerada por muitos como a montanha mais bonita do mundo. Sim, caminhar em altitude cansa, mas basta parar um pouco, respirar fundo, olhar as montanhas e ficamos renovados para seguir em frente. Continuando na trilha nosso grupo chegou a Kunde, situada num lindo vale em forma de ferradura a 3700 metros de altitude, onde encontramos um dos hospitais mantidos pela Hillary Foundation, que se preocupa em atender turistas, guias e carregadores com problemas de altitude. Como nosso grupo chegou primeiro almoçamos, descansamos e saímos para subir o Khunde Peak, uma caminhada pela crista da montanha até os 4000 metros que fazia parte da aclimatação. Em certo trecho da subida encontramos descendo a turma que fez o off-road. Confesso que esta subida não me fez bem.
À noite, Manoel Morgado fez uma explanação sobre medicina de altitude. Afinal, estávamos subindo cada vez mais e saber que sintomas poderiam indicar algum problema é importante em qualquer caminhada de altitude. Inclusive com demonstração de como usar a câmara hiperbárica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário