quinta-feira, 7 de novembro de 2013

TAGNAG / DZONGLA - NEPAL TRKKING AO CAMPO BASE DO EVEREST

Dia mais difícil e cansativo do trekking e por isso o grupo foi dividido em 3. O primeiro saiu às 04 horas da manhã, o segundo as 4:30h e o terceiro as 5 horas. As dificuldades foram muitas, o sol ainda não havia
aparecido e a lua continuava sendo o único destaque no céu limpo, escuridão total, frio intenso (menos de 10 graus negativos), muita neve no caminho e ainda o ar rarefeito. Começamos o dia muito cedo para poder fazer tudo com muita calma, inicialmente todos usando lanternas na cabeça, pegamos uma longa subida bem inclinada com a trilha totalmente coberta de neve ao lado de um lindo riacho e após duas horas de subida chegamos a um platô com lindas vistas das montanhas ao redor e da parte final de nossa subida, o desafiador passo Cho La. Descemos depois um imenso vale nevado e atravessamos sobre pedras um pequeno rio e logo pegamos a imensa subida do passo entre grandes rochas cobertas com neve, com alguns trechos estreitos e escorregadios, uma verdadeira escalaminhada na neve. Com muita dificuldade e muito cansados conseguimos superar esta subida e na parte mais alta do passo fomos recompensado com uma espetacular e inesquecível visão, bem a nossa frente estavam quatro montanhas com mais de 8.000 metros, o Everest, o
Lhotse, o Makalu e o Cho Oyu, respectivamente a primeira, quarta, quinta e sexta mais altas do mundo. Após um bom descanso, muitas fotos e um pequeno lanche, descemos uma longa e íngreme trilha, onde inicialmente cruzamos um campo de neve fofa e bem escorregadio que cobre a parte alta do passo e depois de forma mais suave a parte mais baixa caminhando sobre muitas pedras até nosso destino final em Dzongla. Realizamos esta travessia em aproximadamente 10 horas, superando nesta também a parte mais difícil de todo trekking, o passo Cho La a 5300 metros de altitude.
Ver mais fotos, dicas e relatório na íntegra dessa expedição no site:http://toperambulando.com.br/